São Paulo, Terça-feira, 21 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do sindicato dos enfermeiros é assassinada

da Sucursal do Rio

Um casal foi morto a tiros por motoqueiros no início da manhã de ontem quando saía de casa, no Engenho Novo (zona norte do Rio). As vítimas eram a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem.
Segundo Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos do Município do Rio, Edna Rodrigues Valadão e Marcos Otávio Valadão estavam dentro de um carro a caminho do trabalho, quando foram fuzilados por quatro homens em duas motos, por volta das 9h30.
Valadão morreu na hora. Edna chegou a ser levada para o hospital Salgado Filho, no Méier (zona norte), onde morreu.
Darze descarta a possibilidade de assalto, já que os homens chegaram atirando contra o casal, e acredita na hipótese de vingança. Para ele, o crime, foi encomendado e planejado por alguém que conhecia a rotina do casal.
Os assassinatos estão relacionados, segundo ele, à morte de um enfermeiro conhecido como Guaraci, que foi morto no início do ano após denunciar supostas fraudes no processo de eleição do Conselho de Enfermagem.
O secretário da Segurança Pública do Estado, Josias Quintal, disse ontem em entrevista coletiva, juntamente com membros dos sindicatos da área de saúde do Rio, que o crime foi encomendado e premeditado, já que os assassinos usaram revólveres com silenciador. Quintal mobilizou três delegacias e a PM para investigar o caso.
Durante toda a tarde, membros de entidades de representação dos profissionais de saúde do Estado estiveram reunidos e passaram para a secretaria informações sobre o casal e sobre assuntos internos do sindicato e da associação presididos pelas vítimas.


Texto Anterior: Violência: Dois são mortos em mirante no Rio
Próximo Texto: Segurança: Unicamp e PUC-Campinas tentam combater violência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.