São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço de bilhete aéreo sobe 18,78% em julho e agosto, segundo FGV

Alta de 30,64% desde maio reverteu tendência de queda iniciada em setembro de 2006

DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços das passagens aéreas subiram 18,78% em julho e agosto, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. A alta é registrada desde maio e já soma 30,64%, revertendo a tendência de queda nos valores iniciada em setembro do ano passado. No período, houve os dois piores acidentes aéreos do país: o do Boeing da Gol, em 29 de setembro de 2006, e o do Airbus da TAM, em 17 de julho.
Desde setembro do ano passado -período que coincide com o caos aéreo-, os preços dos bilhetes caíram 8,98%, conforme a FGV. No acumulado deste ano, a queda é de 4,46%. Já pelos cálculos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP, os preços neste ano caíram 1,09%.
Em agosto, o total de passageiros de vôos nacionais ou internacionais que passaram por aeroportos administrados pela Infraero caiu 2,78% em relação ao mesmo mês de 2006: de 8.470.272 para 8.235.088.
Com exceção de julho, quando o turismo fica aquecido por causa das férias escolares, desde maio o número de passageiros transportados vem caindo em relação ao mês anterior. O período coincide com o início da alta dos preços.
Agosto é tradicionalmente um mês de retração no mercado, por vir logo depois das férias. Porém, foi o único de 2007 a registrar queda no número de passageiros em relação ao mesmo mês do ano passado.
Assustadas, as empresas retomaram as promoções, no estilo "pague 1, leve 2". Na compra de um bilhete com saída neste mês, a TAM dá outro para o acompanhante. O mesmo ocorre na BRA, para compra nesta semana e com saída em outubro. Na Gol, quem adquirir passagens de ida e volta, pela internet e em horários estipulados, pode pagar R$ 10,00 por um dos trajetos.


Texto Anterior: Após morte, prefeitura fará projeto para pôr grade em mureta do Masp
Próximo Texto: Crise aérea: Jobim indica economista para diretoria da Anac
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.