São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Promotoria investiga atuação do Metrô em fiscalização de obra

Para promotor, desencontro em túnel pode indicar negligência na fiscalização

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público vai investigar possível negligência por parte do Metrô no acidente nas obras da linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia), que abriu uma cratera na estação Pinheiros e deixou sete mortos, em janeiro. A nova linha de apuração surgiu a partir de um erro nas escavações que causou o desencontro dos túneis, revelado pela Folha anteontem.
Para o promotor criminal Arnaldo Hossepian Júnior, a própria afirmação do Metrô, de ser o desencontro um "erro significativo", põe em dúvida o trabalho da auditoria da estatal, obrigada pelo contrato a fiscalizar o andamento da obra. "Se esse erro significativo foi detectado em determinado ponto da linha amarela, é possível que esse erro venha a se configurar aqui [Pinheiros]", disse ele. "Se isso se configurar, configurado também estará a negligência por parte da fiscalização feita pelo Metrô."
O Metrô fala em um desencontro de 80 cm entre as duas frentes de escavação -operários chegaram a citar 1,5 m.

Outro lado
O Metrô disse que a investigação do acidente de Pinheiros está "a cargo do Ministério Público, do Instituto de Criminalística e da Polícia Científica, razão pela qual só irá se manifestar quando receber solicitação" desses órgãos. O Consórcio Via Amarela, responsável pela obra, disse que "desconhece o assunto em questão, mas vê com absoluta tranqüilidade qualquer investigação".
O Metrô voltou a se negar a dar entrevista à Folha para falar do desencontro. Marcello Borg, gerente de comunicação e marketing da companhia, disse tratar de norma interna. Nas últimas semanas, entrevistas só foram dadas a outros veículos de comunicação. O motivo da norma não foi revelado.


Texto Anterior: Em Pinheiros, conserto da Sabesp interdita trecho da av. Rebouças
Próximo Texto: Cratera: Laudo sofre novo atraso e sai só em fevereiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.