São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acupuntura alivia enxaqueca de comerciante

DA REPORTAGEM LOCAL

A acupuntura consegue diminuir a dor do fibromiálgico porque aumenta a produção e a liberação dos neurotransmissores (serotonina e endorfina), além de relaxar a musculatura do corpo e combater os efeitos colaterais dos medicamentos, segundo o acupunturista Hong Jin Pai.
A comerciante Paula Farias, 30, sofreu durante dez anos de enxaqueca. Durante esse período, passou por mais de 20 diferentes especialistas, mas nenhum deles conseguiu descobrir a causa do problema.
Nos últimos cinco anos, os analgésicos perderam o efeito e as dores só cessavam depois que recebia injeções de morfina na veia. "Cheguei a ser internada três vezes em uma única semana."
Mãe de uma garota de cinco anos, Paula afirma que suas dores deixavam a família em pânico.
Há quatro meses, Paula descobriu que tinha fibromialgia e começou a fazer acupuntura. "Minhas dores desapareceram. É inacreditável", resume.



Texto Anterior: Saúde: Mulher é a principal vítima da fibromialgia
Próximo Texto: Falta de diagnóstico gera preconceito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.