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Ampliação do horário deve ser gradual
DA REPORTAGEM LOCAL
O funcionamento da linha 5 de
metrô começará em horário restrito, das 10h às 15h, para que sejam identificados possíveis problemas no sistema. A ampliação
do horário será gradual. O objetivo é que, até fevereiro de 2003, ela
opere das 5h às 24h.
O intervalo entre os trens deverá
atingir sete minutos inicialmente
e cair para quatro minutos nos
próximos meses. Nas demais linhas, ele chega a, no máximo, três
minutos. A qualidade das composições e das estações, porém, vai
superar a das demais ligações.
Os trens terão ar-condicionado,
bancos mais largos e um display
interno com a indicação digital
das próximas estações e o lado de
abertura das portas. Todas as estações têm elevadores e banheiros
adaptados para portadores de deficiência. "Não negligenciamos a
qualidade por ser em uma área de
baixa renda", afirma Jurandir
Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos.
Geraldo Alckmin, que é candidato à reeleição, não pôde participar ontem da festa de inauguração, mas teve seu nome mencionado nos discursos por políticos
do PSDB. Moradores fizeram a
viagem de graça. Em cada estação
que os trens paravam, fogos de artifício eram disparados.
As obras civis da linha 5 chegaram a sofrer aditamentos superiores aos 25% permitidos pela lei de
licitações. Dos 54 contratos, 5 passaram por essa situação -em um
deles, a alta chegou a 77%. A justificativa da CPTM (Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos), responsável pela construção, foi alterações no projeto inicial. O argumento foi aceito pelo
Tribunal de Contas do Estado.
Apesar dos aditamentos, os custos finais da linha 5, de US$ 646
milhões (com média do dólar de
R$ 2,25), foram 17% inferiores ao
orçamento feito inicialmente,
sendo motivo de elogios do BID.
"Foi uma das obras de metrô
mais baratas no mundo", diz Osvaldo Spuri, da CPTM. O custo
médio foi de US$ 68,7 milhões por
km, contra quase US$ 200 milhões por km da linha 2-verde.
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