São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMs alugaram caveirões para tráfico, diz ONG

RAPHAEL GOMIDE
FÁBIO GRELLET
DA SUCURSAL DO RIO

A ONG Justiça Global acusou policiais militares de alugarem três caveirões (veículos blindados) a uma facção criminosa do Rio. A denúncia foi enviada à Secretaria de Segurança.
Bandidos do TCP (Terceiro Comando Puro) teriam usado os veículos para invadir a Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré (zona norte do Rio), e tomar pontos de tráfico dominados pela ADA (Amigos dos Amigos), facção rival, em 31 de maio.
A Secretaria de Segurança confirmou ter recebido o documento, mas disse que ele ainda não foi apreciado e por isso a pasta não iria comentá-lo.
Procurada, a Polícia Militar informou que vai apurar a denúncia.
O confronto continua até hoje e, segundo a entidade, cerca de 50 pessoas já foram mortas. O documento, assinado por várias entidades, diz que policiais "teriam participado da invasão" e pede a abertura de investigação.
"Moradores afirmam que três veículos blindados da Polícia Militar, os chamados "caveirões", foram alugados para traficantes de uma das facções envolvidas. Na Maré, esta é uma informação naturalizada. "Todo mundo aqui sabe disso. Várias pessoas viram", afirma R.A., morador do Conjunto Esperança", diz o documento.
A ONG diz não ter foto ou vídeo que registre a presença dos caveirões, mas diz que mais de dez moradores fizeram denúncias semelhantes.


Texto Anterior: "Parecia a faixa de Gaza", diz sobrevivente
Próximo Texto: Justiça: STJ anula condenação de ladrões de quadros do Masp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.