São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura convoca morador para vacina contra o sarampo

Cartazes e folhetos espalhados na Vila Madalena e no Butantã chamam população para ir a postos de saúde

Quatro crianças ficaram doentes; médico diz que não há motivo para pânico, pois muitos já tomaram a vacina

TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO
VICTÓRIA ÁLVARES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Prefeitura de São Paulo está convocando moradores de parte da Vila Madalena e do Butantã, bairros da zona oeste, para que procurem postos de saúde para verificar se precisam se vacinar contra o sarampo.
O bloqueio epidemiológico, que serve para tentar conter a circulação do vírus, passou a ser feito depois que quatro crianças ficaram doentes.
Até ontem, a Secretaria Municipal de Saúde afirmava que os casos eram só suspeitos. Mas em comunicados distribuídos a moradores, datados do dia 13, a Vigilância Epidemiológica dizia que eram confirmados.
Depois de procurada pela Folha, com uma cópia do comunicado, a secretaria disse que os casos já haviam sido confirmados como sarampo por um laboratório da cidade, mas ainda aguardam confirmação da Fiocruz, exigência do Ministério da Saúde.

SEM VACINA
Segundo Luiz Cláudio Espindola, médico do centro de controle de doenças da Vigilância em Saúde, as quatro crianças que contraíram sarampo não eram vacinadas.
Três eram bebês e a vacinação é feita apenas a partir de um ano. A outra criança tem cinco anos e não se vacinou por opção da família, diz.
O médico afirma ainda que nenhuma das crianças viajou para o exterior, o que indica que o vírus circula aqui. Espindola diz que a população não deve se preocupar, pois a maioria está vacinada.
A prefeitura não respondeu quais são os quarteirões dos dois bairros alvo do bloqueio. Ontem, agentes de saúde visitavam casas e comércio com folhetos explicativos e doses da vacina.
A Folha verificou ações nas ruas Aspicuelta, Mourato Coelho, Purpurina, Cardeal Arcoverde e Girassol.


Texto Anterior: Empreendedor Social tem 11 finalistas
Próximo Texto: Ex-integrante do "Legendários" vai para o "CQC"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.