São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

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"Redação é mais direta", opina especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

As propostas das três modalidades de redação -dissertação, narração e carta- do vestibular da Unicamp foram mais diretas do que em anos anteriores. A análise é do professor Francisco Platão Savioli, coordenador de gramática, texto e redação do Anglo.
"As propostas tinham um direcionamento mais induzido que o de outros exames. Havia instruções de percurso mais precisas para cada modalidade", afirma. "Talvez tenham feito isso como forma de uniformizar procedimentos de avaliação."
Para a professora Maria Aparecida Custódia, do laboratório de redação do Objetivo, as propostas foram superiores às do ano passado. "Mas ir bem é relativo. Existem quatro critérios básicos de correção: temática, aproveitamento da coletânea, coesão e coerência. O grande desafio é organizar o texto de forma lógica."
O vestibulando Glauco Cestari, 19, afirma ter enfrentado problemas com a redação. "Escolhi a dissertação, mas não tenho muito conhecimento sobre transportes. Fiquei desesperado", diz.
No entanto, essa não foi a regra. Na opinião dos professores de cursinho, o tema "transporte" é próximo do cotidiano e facilitou a resolução do exame.
"A primeira fase da Unicamp não costuma ser exigente, mas, neste ano, as questões foram bem simples mesmo. Não se exigiu conhecimento complexo", disse o coordenador de física do Etapa, Marcelo Monte Forte da Fonseca. Para a coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, a prova deu ênfase à geografia e à português. "É uma prova que exige que o aluno leia com calma e interprete", diz.


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