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"Redação é mais direta", opina especialista
DA REPORTAGEM LOCAL
As propostas das três modalidades de redação -dissertação,
narração e carta- do vestibular
da Unicamp foram mais diretas
do que em anos anteriores. A análise é do professor Francisco Platão Savioli, coordenador de gramática, texto e redação do Anglo.
"As propostas tinham um direcionamento mais induzido que o
de outros exames. Havia instruções de percurso mais precisas
para cada modalidade", afirma.
"Talvez tenham feito isso como
forma de uniformizar procedimentos de avaliação."
Para a professora Maria Aparecida Custódia, do laboratório de
redação do Objetivo, as propostas
foram superiores às do ano passado. "Mas ir bem é relativo. Existem quatro critérios básicos de
correção: temática, aproveitamento da coletânea, coesão e coerência. O grande desafio é organizar o texto de forma lógica."
O vestibulando Glauco Cestari,
19, afirma ter enfrentado problemas com a redação. "Escolhi a
dissertação, mas não tenho muito
conhecimento sobre transportes.
Fiquei desesperado", diz.
No entanto, essa não foi a regra.
Na opinião dos professores de
cursinho, o tema "transporte" é
próximo do cotidiano e facilitou a
resolução do exame.
"A primeira fase da Unicamp
não costuma ser exigente, mas,
neste ano, as questões foram bem
simples mesmo. Não se exigiu conhecimento complexo", disse o
coordenador de física do Etapa,
Marcelo Monte Forte da Fonseca.
Para a coordenadora pedagógica
do Objetivo, Vera Lúcia da Costa
Antunes, a prova deu ênfase à
geografia e à português. "É uma
prova que exige que o aluno leia
com calma e interprete", diz.
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