São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Morte de macacos por febre amarela intensifica vacinação

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

Mortes de macacos em razão de febre amarela em 52 cidades de nove Estados neste ano fizeram o Ministério da Saúde intensificar a vacinação contra a doença nestas localidades. A morte de animais por febre amarela é um indício da presença do vírus causador e do conseqüente risco de transmissão para humanos.
Na região de Goiânia (GO), 43 macacos foram achados mortos nos últimos três meses com suspeita de febre amarela, o que provocou corrida aos postos de saúde para vacinação. Em dois casos, exames já confirmaram que a causa foi a febre.
Em Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade de Goiás, 30 mil pessoas foram vacinadas na última semana -a média de atendidos por ano é de 4.000, de acordo com a prefeitura. Em Goiânia, a vacinação será feita também durante o fim de semana e o feriado de Natal.
Goiás é o Estado com mais municípios com notificações de animais mortos neste ano -são 27 cidades. Duas pessoas já morreram no interior do Estado, em Jataí.
A morte dos animais em regiões próximas a áreas urbanas preocupa as prefeituras. A versão urbana da febre amarela está erradicada do país desde 1942.


Texto Anterior: Operação Good Vibes: PF prende seis suspeitos de traficar droga sintética em MG
Próximo Texto: Foco: Morador de favela que nunca tinha ouvido um violino aprende a tocá-lo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.