São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

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SP terá sinal de pedestre com cronômetro

Centro e av. Paulista terão 160 semáforos em 2008 com contagem regressiva para pedestre atravessar

ALENCAR IZIDORO
RAFAEL TARGINO
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai implantar semáforos para pedestres com contagem regressiva em alguns dos mais movimentados cruzamentos do centro de São Paulo e na avenida Paulista.
Eles serão instalados no primeiro semestre de 2008, totalizando 160 equipamentos que exibem os segundos que restam para encerrar a travessia.
Os aparelhos que exibem o cronômetro aos pedestres já existem em alguns municípios do país, e quatro foram instalados em fase de testes em São Paulo a partir dos anos 90 (três dos quais permanecem).
Um dos motivos para a demora na sua difusão em larga escala é a própria polêmica entre os especialistas do setor.
Luís Antonio Seraphim, técnico que já trabalhou na CET, é defensor. "Diminui a ansiedade para atravessar", afirma.
Já os críticos costumam usar três argumentos: avaliam que ele embute uma sensação semelhante à largada de uma corrida de F-1 para quem vai atravessar; dizem que motoristas podem usar essa informação para pressionar os pedestres a correr; alegam que a prioridade dada aos pedestres, prevista no código de trânsito, pode ser posta em xeque.
"Acho a medida horrível. A legislação diz que os pedestres têm prioridade no trânsito", diz Eduardo José Daros, da Associação Brasileira de Pedestres.
Ele diz que todo mundo pode atravessar com tranqüilidade mesmo que falte pouco tempo para a mudança de verde para vermelho. A obrigação dos motoristas é esperar que os pedestres terminem a travessia.
O primeiro lote de 20 equipamentos será instalado até fevereiro em quatro cruzamentos do centro com grande fluxo de pedestres, nas proximidades do Teatro Municipal, da sede da prefeitura, do Edifício Martinelli e da praça do Patriarca.
Esses semáforos já foram adquiridos pela CET por meio de licitação e custarão R$ 58 mil.
O segundo lote, em processo de aquisição, envolve 140 equipamentos que serão instalados ao longo de toda a avenida Paulista, junto com outras mudanças na via (como a reforma das calçadas, instalação de novos semáforos e reposicionamento das travessias de pedestres).
"É mais conforto e segurança para os pedestres conseguirem regular a travessia. Se está chegando à calçada e falta pouco [tempo para atravessar], é melhor esperar", defende Nancy Schneider, gerente de segurança do trânsito da CET.
Segundo ela, os aparelhos serão semelhantes aos que existem no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
Eles informam a contagem regressiva para terminar a travessia no ciclo verde, mas não os segundos que faltam para a abertura do semáforo quando ele está no ciclo vermelho.
"O tempo de espera, se for informado, pode provocar uma tendência de ele [o pedestre] se arriscar e não esperar", diz Schneider. Daros discorda. "A CET teria é que colocar um medidor de quanto tempo falta para abrir", diz. "Enquanto está fechado, e eu sei quanto tempo falta para abrir, posso ir comprar jornal, por exemplo."


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