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SP terá sinal de pedestre com cronômetro
Centro e av. Paulista terão 160 semáforos em 2008 com contagem regressiva para pedestre atravessar
ALENCAR IZIDORO
RAFAEL TARGINO
DA REPORTAGEM LOCAL
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai implantar semáforos para pedestres
com contagem regressiva em
alguns dos mais movimentados
cruzamentos do centro de São
Paulo e na avenida Paulista.
Eles serão instalados no primeiro semestre de 2008, totalizando 160 equipamentos que
exibem os segundos que restam
para encerrar a travessia.
Os aparelhos que exibem o
cronômetro aos pedestres já
existem em alguns municípios
do país, e quatro foram instalados em fase de testes em São
Paulo a partir dos anos 90 (três
dos quais permanecem).
Um dos motivos para a demora na sua difusão em larga
escala é a própria polêmica entre os especialistas do setor.
Luís Antonio Seraphim, técnico que já trabalhou na CET, é
defensor. "Diminui a ansiedade
para atravessar", afirma.
Já os críticos costumam usar
três argumentos: avaliam que
ele embute uma sensação semelhante à largada de uma corrida de F-1 para quem vai atravessar; dizem que motoristas
podem usar essa informação
para pressionar os pedestres a
correr; alegam que a prioridade
dada aos pedestres, prevista no
código de trânsito, pode ser
posta em xeque.
"Acho a medida horrível. A
legislação diz que os pedestres
têm prioridade no trânsito", diz
Eduardo José Daros, da Associação Brasileira de Pedestres.
Ele diz que todo mundo pode
atravessar com tranqüilidade
mesmo que falte pouco tempo
para a mudança de verde para
vermelho. A obrigação dos motoristas é esperar que os pedestres terminem a travessia.
O primeiro lote de 20 equipamentos será instalado até fevereiro em quatro cruzamentos
do centro com grande fluxo de
pedestres, nas proximidades do
Teatro Municipal, da sede da
prefeitura, do Edifício Martinelli e da praça do Patriarca.
Esses semáforos já foram adquiridos pela CET por meio de
licitação e custarão R$ 58 mil.
O segundo lote, em processo
de aquisição, envolve 140 equipamentos que serão instalados
ao longo de toda a avenida Paulista, junto com outras mudanças na via (como a reforma das
calçadas, instalação de novos
semáforos e reposicionamento
das travessias de pedestres).
"É mais conforto e segurança
para os pedestres conseguirem
regular a travessia. Se está chegando à calçada e falta pouco
[tempo para atravessar], é melhor esperar", defende Nancy
Schneider, gerente de segurança do trânsito da CET.
Segundo ela, os aparelhos serão semelhantes aos que existem no aeroporto de Cumbica,
em Guarulhos.
Eles informam a contagem
regressiva para terminar a travessia no ciclo verde, mas não
os segundos que faltam para a
abertura do semáforo quando
ele está no ciclo vermelho.
"O tempo de espera, se for informado, pode provocar uma
tendência de ele [o pedestre] se
arriscar e não esperar", diz
Schneider. Daros discorda. "A
CET teria é que colocar um medidor de quanto tempo falta para abrir", diz. "Enquanto está
fechado, e eu sei quanto tempo
falta para abrir, posso ir comprar jornal, por exemplo."
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