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TELEFONIA
Avaliação é do conselheiro da Anatel Antônio Valente
Telefônicas melhoram, mas continuam descumprindo meta
da Sucursal de Brasília
Os serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa apresentaram melhorias substanciais,
embora algumas empresas ainda
não estejam cumprindo as metas
estabelecidas, afirmou o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Antônio Carlos Valente.
Na avaliação global, que inclui a
média alcançada por todas as
operadoras do país, de um total
de 11 itens avaliados pela Anatel
apenas 2 estavam abaixo das metas estabelecidas no protocolo de
compromisso para dezembro de
99: a quantidade de chamadas
completadas à noite e a quantidade de contas com erros.
A meta para dezembro era de 4
reclamações para cada 1.000 contas cobradas. Na média, as empresas tiveram 4,2 reclamações.
No caso das chamadas noturnas,
das 20h às 22h, a meta era que
59,72% das ligações fossem completadas. As operadoras completaram apenas 57,95%.
Telefone ocupado, chamadas
não atendidas e congestionamento de linhas são considerados como chamadas não completadas.
Nos demais itens, as metas foram ultrapassadas. O número de
telefones instalados em dezembro
era de 27,76 milhões, 9,82% acima
da meta. O número de telefones
públicos disponíveis no final do
ano passado também estava acima da meta em 3,5%: 740 mil.
De um total de 38 operadoras,
incluindo a Embratel, apenas 8
conseguiram cumprir todas as
metas acertadas para dezembro,
entre as quais a Telesp.
Até este mês, o descumprimento das metas não implicava sanções pela Anatel. Os contratos de
concessão estabelecem que, a partir deste mês, as empresas que não
cumprirem as metas de qualidade
e de universalização do serviço
podem sofrer punições.
A empresa com maiores problemas é a TCS (Tele Centro Sul).
Suas operadoras em Rondônia,
Brasília, Acre e Mato Grosso apresentam índices de qualidade abaixo das metas em diversos itens.
O fato de não conseguir alcançar os padrões estabelecidos pela
Anatel não significa que a empresa será automaticamente multada, disse Valente, conselheiro da
Anatel. "A Anatel analisará a justificativa de por que a meta não
foi cumprida", afirmou.
O presidente da TCS, Henrique
Neves, afirmou que não acredita
que será multado, mesmo que
não consiga cumprir os números
dos contratos. Segundo ele, as
suas operadoras que apresentam
maiores deficiências foram entregues em estado muito precário e
estão recebendo os investimentos
necessários. Neves também disse
que parte da deficiência se deve à
rápida expansão da rede.
De acordo com ele, a metas não
estão sendo cumpridas por uma
diferença muito pequena.
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