São Paulo, Sábado, 22 de Janeiro de 2000


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TELEFONIA
Avaliação é do conselheiro da Anatel Antônio Valente
Telefônicas melhoram, mas continuam descumprindo meta

da Sucursal de Brasília

Os serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa apresentaram melhorias substanciais, embora algumas empresas ainda não estejam cumprindo as metas estabelecidas, afirmou o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Antônio Carlos Valente.
Na avaliação global, que inclui a média alcançada por todas as operadoras do país, de um total de 11 itens avaliados pela Anatel apenas 2 estavam abaixo das metas estabelecidas no protocolo de compromisso para dezembro de 99: a quantidade de chamadas completadas à noite e a quantidade de contas com erros.
A meta para dezembro era de 4 reclamações para cada 1.000 contas cobradas. Na média, as empresas tiveram 4,2 reclamações. No caso das chamadas noturnas, das 20h às 22h, a meta era que 59,72% das ligações fossem completadas. As operadoras completaram apenas 57,95%.
Telefone ocupado, chamadas não atendidas e congestionamento de linhas são considerados como chamadas não completadas.
Nos demais itens, as metas foram ultrapassadas. O número de telefones instalados em dezembro era de 27,76 milhões, 9,82% acima da meta. O número de telefones públicos disponíveis no final do ano passado também estava acima da meta em 3,5%: 740 mil.
De um total de 38 operadoras, incluindo a Embratel, apenas 8 conseguiram cumprir todas as metas acertadas para dezembro, entre as quais a Telesp.
Até este mês, o descumprimento das metas não implicava sanções pela Anatel. Os contratos de concessão estabelecem que, a partir deste mês, as empresas que não cumprirem as metas de qualidade e de universalização do serviço podem sofrer punições.
A empresa com maiores problemas é a TCS (Tele Centro Sul). Suas operadoras em Rondônia, Brasília, Acre e Mato Grosso apresentam índices de qualidade abaixo das metas em diversos itens.
O fato de não conseguir alcançar os padrões estabelecidos pela Anatel não significa que a empresa será automaticamente multada, disse Valente, conselheiro da Anatel. "A Anatel analisará a justificativa de por que a meta não foi cumprida", afirmou.
O presidente da TCS, Henrique Neves, afirmou que não acredita que será multado, mesmo que não consiga cumprir os números dos contratos. Segundo ele, as suas operadoras que apresentam maiores deficiências foram entregues em estado muito precário e estão recebendo os investimentos necessários. Neves também disse que parte da deficiência se deve à rápida expansão da rede.
De acordo com ele, a metas não estão sendo cumpridas por uma diferença muito pequena.


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