UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anvisa propõe parceria contra fumo passivo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anvisa vai propor ao Ministério da Saúde um trabalho conjunto com as prefeituras para aumentar a fiscalização do fumo em locais fechados no Brasil.
A lei 9.294, de 1996, proíbe fumar em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento. Cabe aos municípios fiscalizarem e definirem sanções e valores de multas.
Para Moyses Diskin, gerente de produtos derivados de tabaco da Anvisa, a proposta é capacitar as administrações municipais e treinar os fiscais. "Mas as prefeituras precisam regulamentar a lei e definir a multa."
Até hoje, nenhum município brasileiro regulamentou a lei. A Folha revelou no último domingo que a indústria do fumo utilizou um grupo de consultores brasileiros, pesquisas suspeitas e o lobby junto a políticos em uma bem-sucedida empreitada para evitar o banimento do fumo de locais fechados.
Segundo Diskin, a Anvisa coordenaria o trabalho e com o tempo descentralizaria a fiscalização.


Texto Anterior: Saúde: Publicidade de cigarro tem nova restrição
Próximo Texto: Menor infrator: Batoré é indiciado por rebelião na Febem e transferido para cadeia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.