São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidades do entorno crescem desordenadamente

da Agência Folha, em Brasília

O crescimento populacional desordenado nos últimos dez anos na região conhecida como entorno do Distrito Federal é o principal fator da falta de infra-estrutura dos 21 municípios que o formam. Em Águas Lindas de Goiás, a população atual de 200 mil habitantes é 3.900% maior se comparada com a de 1992.
As denúncias de violência policial se concentram em nove cidades goianas: Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Planaltina, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo e Formosa.
O Ministério Público de Goiás traçou, no meio do ano passado, um perfil da região.
A inexistência de parque industrial e a condição de cidades-dormitório são apontados, pelo Ministério Público, como os principais fatores que levam os moradores a uma situação de pobreza crônica, sem perspectivas, o que acaba por gerar a violência.
Pesquisa do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 65% de seus moradores recebiam, em 1991, até dois salários mínimos.


Texto Anterior: Menino é testemunha-chave
Próximo Texto: Governador troca policiais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.