São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PODER DO CRIME

Governador interino e secretário da Administração Penitenciária confirmam suspensão de visitas em 13 presídios no fim-de-semana

Alckmin descarta trégua proposta pelo PCC

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador interino de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse, por meio de sua assessoria, que não há possibilidade de aceitar a trégua proposta pelos líderes do PCC. Alckmin afirmou que, se o juiz-corregedor transferir os integrantes da facção da Casa de Custódia de Taubaté, vai "comprar uma briga" com o Estado.
Alckmin e o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disseram, em entrevista no Palácio dos Bandeirantes, que vão manter a suspensão de visitas em 13 presídios no fim-de-semana e que o Estado está preparado para novos motins em penitenciárias. "Não existe exigência de crime organizado. É uma coisa descabida", afirmou Alckmin.
Segundo Furukawa, mais agentes serão convocados e será pedido um reforço do policiamento militar nas unidades. Ele não deu detalhes do aumento de efetivo.
"Se os presos não entenderam que a restrição é uma medida de segurança, vamos estar preparados. Mas acredito que haverá bom senso", disse o secretário.
Alckmin encaminhou ontem projeto à Assembléia Legislativa que prevê a criação de 1.507 vagas para funcionários no sistema penitenciário -1.308 para agentes de segurança.
O governador também anunciou a criação de 12 mil vagas para presos até o ano que vem, com a finalização de novas unidades.
O secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, também afirmou que o governo vai "endurecer". "Os presos têm alguns direitos que talvez estejam sendo executados de forma que não privilegie a disciplina. Se quebraram a cadeia, vão aguentar por um tempo. Se queimaram colchão, vão ficar um tempo sem colchão. Temos de ser mais duros."


Texto Anterior: O poder do crime: PCC busca negociar com governo de SP
Próximo Texto: Fernando Gabeira: São poucas as chances de sair do reino 15-3-3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.