São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do Rio prepara plano para evitar rebeliões durante o Carnaval

DA SUCURSAL DO RIO

Um plano de emergência para evitar que aconteçam no Rio, durante o Carnaval, rebeliões como as de domingo em São Paulo será apresentado hoje pelo secretário estadual de Justiça, João Luís Duboc Pinaud, ao Conselho da Comunidade, grupo formado por ONGs que fiscaliza o sistema penitenciário do Estado.
"O secretário está preocupado com a insatisfação dos presos e vai nos mostrar um plano específico para o Carnaval", disse Marcelo Freixo, presidente do Conselho da Comunidade.
Além de providências para impedir fugas, Freixo acredita que o plano de Pinaud deve conter medidas para melhorar o sistema carcerário do Estado.
"O sistema penitenciário do Rio é tão caótico quanto qualquer outro. O secretário busca parcerias com a sociedade, mas o governo não tem uma política definida", afirmou Freixo. A guarda externa dos presídios do Rio, feita pela Polícia Militar, já recebeu reforço de 300 homens dos Batalhão de Choque, Getam (Grupamento Tático Móvel) e batalhões locais.
Segundo a Polícia Militar, é sempre feito um reforço no policiamento dos presídios quinze dias antes de feriados prolongados, para impedir fugas, mas de acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Justiça, Josias Alves Bello, o reforço na guarda externa ocorreu após a rebelião em São Paulo.
"O presídio de Bangu 1, que antes da rebelião em São Paulo estava com a guarda externa deficiente, agora está cercado pela Polícia Militar", disse Bello.
Ontem à noite, foi encontrado um túnel de oito metros de comprimento na penitenciária Vicente Piragibe, unidade do complexo de segurança máxima de Bangu. Esta é a terceira passagem subterrânea localizada no complexo de Bangu desde o início do ano.


Texto Anterior: No RS, Polícia Federal desbarata quadrilha que tem vínculo com PCC
Próximo Texto: Governo quer que a USP estude bloqueio de ligações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.