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Prefeitura cancela licitação do
Fura-fila e elabora novo projeto
DO "AGORA SÃO PAULO"
A Prefeitura de São Paulo publicou ontem no "Diário Oficial" do
Município medida que anula licitação do Fura-fila. A decisão atrasa ainda mais o início da operação
do sistema.
De acordo com a prefeitura, todo o projeto está sendo revisto.
A nova proposta para o VLP
(Veículo Leve sobre Pneus) -conhecido como Fura-fila- será
apresentada para tentar obter recursos com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já nesta semana.
A equipe da SPTrans (que administra o transporte coletivo na
cidade de São Paulo) responsável
pelo novo projeto para o Fura-fila
não quis adiantar quais mudanças estão sendo propostas para o
sistema. O valor a ser gasto com a
elaboração do novo edital de licitação também não foi divulgado.
Concorrência
A concorrência para a operação
e a expansão do sistema estava
suspensa pela Justiça desde outubro do ano passado, a pedido do
próprio PT.
A liminar foi concedida pelo
juiz Marco Aurélio Paloletti Martins Costa, da 1ª Vara da Fazenda
Pública do Estado de São Paulo,
no dia 27 de outubro do ano passado. Na época, ele identificou pelo menos sete infrações à Lei de
Licitações no processo.
O pedido tinha sido encaminhado pelo PT. Lideranças municipais do partido declararam que
algumas cláusulas da licitação
obrigavam a prefeitura a investir
R$ 302 milhões nas obras ao longo de 15 anos. Isso deixaria engessados os orçamentos das próximas quatro administrações.
Pela concorrência que havia sido idealizada pela gestão do ex-prefeito Celso Pitta, a empresa
vencedora da licitação seria responsável pelo fornecimento e
operação dos veículos que seriam
usados no Fura-fila (sistema de
transporte por ônibus que circulam em corredores isolados, com
maior velocidade).
A iniciativa privada também teria a obrigação de construir o restante dos 125 quilômetros previstos para o sistema.
À prefeitura caberia a construção dos primeiros 13,1 quilômetros, sendo 8,5 quilômetros do
trecho entre o Parque Dom Pedro
e o Sacomã e o ramal de ligação
até a Vila Prudente.
Mesmo sendo uma das principais bandeiras de campanha do
Pitta, nem o primeiro trecho foi
concluído na gestão anterior. As
obras estão suspensas desde novembro do ano passado. A atual
administração está renegociando
os valores dos contratos com a
empresa responsável pela construção.
BNDES
A prefeitura está renegociando a
liberação de R$ 750 milhões que já
estariam disponíveis no BNDES
para a execução das obras do Fura-fila e para a construção de corredores de ônibus. A liberação do
empréstimo tinha sido acertada
na época da renegociação da dívida da prefeitura com a União,
mas nunca ocorreu.
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