São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petroleiros ganham na Justiça

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) conseguiu ontem à noite liminar na Justiça do Trabalho de Macaé que determina que a Petrobras aceite o representante dos sindicalistas na comissão que investiga o acidente da P-36.
Sob a alegação de que a empresa não estaria aceitando incluir um representante sindical na comissão, a entidade entrou com pedido de liminar na Vara do Trabalho do município.
Segundo o pedido, a Petrobras sempre negou a participação da FUP e dos sindicatos nas investigações de acidentes com petroleiros. A estatal afirma que os trabalhadores já participam da comissão por intermédio de um representante na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
"Não estamos pedindo a participação de um leigo, mas de um engenheiro de segurança ou de um médico do trabalho de confiança do movimento sindical. Há sempre falta de imparcialidade nas investigações da Petrobras", disse Jorge Normando Rodrigues, advogado da FUP.
A participação na comissão integra uma série de reivindicações que levaram a FUP e os sindicatos da categoria a marcar para hoje paralisação de 24 horas, a partir de 0h. O ponto principal é a questão da segurança. Segundo a federação dos petroleiros, 91 petroleiros morreram nos últimos três anos enquanto trabalhavam em unidades da Petrobras.
Rodrigues afirmou que a estatal costuma maquiar as estatísticas de acidente de trabalho.



Texto Anterior: FUP participará da investigação
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.