São Paulo, segunda, 22 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orelha foi cortada a faca e sem anestesia

da Agência Folha, em Goiânia

A orelha esquerda de Wellington Camargo foi cortada pelos sequestradores com uma faca, sem anestesia e, após o corte, foi jogado álcool, segundo disse o sequestrado à equipe médica que o atendeu no Amparo Hospital e Maternidade.
Para estancar o sangue, os sequestradores colocaram borra de café e açúcar. Ele perdeu dois terços da orelha, segundo a cirurgiã plástica Mirian de Castro Davini.
"Com certeza, foi uma dor terrível, e o álcool aumenta ainda mais essa dor", disse a médica, assinalando que a orelha de Wellington apresenta um "quadro infeccioso não importante".
A cirurgiã plástica disse que será feita, posteriormente, a reconstituição da orelha, com cartilagem que os médicos vão retirar da costela de Wellington e pele.
Serão duas cirurgias, que, segundo a médica, são delicadas por conta dos detalhes anatômicos.
Sobre as borras de café e açúcar, a médica disse que "cientificamente não há nenhuma vantagem". "Pelo contrário, isso pode até agravar o quadro infeccioso", disse.
Segundo o boletim médico assinado por cinco especialistas de seis áreas médicas, Wellington chegou ao hospital magro, com tremores nas extremidades do corpo, pressão arterial relativamente alta e com ritmo cardíaco regular.
Ele se queixa também de muitas dores musculares, já que ficou, nesses 94 dias, sem o colete ortopédico de proteção da coluna.
Por ser paraplégico e viver sobre uma cadeira de rodas, Wellington Camargo tem de usar frequentemente esse colete.

Estado psicológico
O que mais preocupa os médicos, no entanto, é o estado psicológico de Wellington, que, segundo o médico Francisco Lobo, é ruim. Por isso, ele será acompanhado permanentemente por uma psicóloga. "Ele está emocionalmente abalado", disse Lobo.
Wellington foi submetido a uma bateria de exames laboratoriais de sangue e radiológicos. O seu estado é "regular".
Ele deve permanecer internado por pelo menos 48 horas.
Wellington está em repouso e recebendo "leve sedação".
Além disso, Wellington está recebendo soro para reidratação e antiinflamatórios.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.