São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta informação ao proprietário, diz consultor

DA REPORTAGEM LOCAL

Inconseqüência do proprietário e falta de cuidados específicos e de informação são as causas apontadas pelo consultor de adestramento Rogério Sandoval Silveira para os ataques de cães a pessoas na rua. Campeão brasileiro de adestramento de rottweiler em 2003, Silveira trabalha há 20 anos com a raça e diz que cuidar de um cão de grande porte requer cuidados específicos, como exercícios e adestramento.
"A posse responsável é um pouco diferente do que estão divulgando. A primeira regra da posse responsável é: se você é dono do cão, então você responde pelos atos do seu cão", explica.
Com o conceito assimilado, Silveira informa que o passo seguinte para quem quer ter um cão grande é procurar um orientador para saber dos riscos da posse.
Adquirido o animal, é preciso socializá-lo. "O dono tem que levar o animal desde pequeno para a rua, para o trânsito, acostumá-lo a diversos ambientes, sons e pessoas, para ele não ter reações agressivas quando for adulto", recomenda.
O consultor diz também que existem dois tipos perigosos de donos de cachorros: os "pit boys", que incentivam e treinam o animal para ser violento, e os inconseqüentes, que compram o animal e o abandonam preso no quintal, achando que dar apenas amor e carinho são suficientes. "O cachorro doméstico precisa ser liderado, e o dono tem que ensinar o animal."


Texto Anterior: Cidadania: Donos de cães não cumprem decreto sobre o pit bull
Próximo Texto: Criança sofre ataque no interior de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.