São Paulo, domingo, 22 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Situação poderia ter provocado nova tragédia, diz controlador

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Segundo um controlador ouvido pela Folha, a situação precária causada pela pane do Cindacta-4 poderia ter levado a uma nova tragédia. Com medo de retaliações, ele pediu que seu nome não fosse publicado.
A pane elétrica ocorrida no Cindacta-4 obrigou os controladores de vôo do centro a trabalharem no escuro e a fazer contato com órgãos de controle de aproximação por meio de seus telefones celulares.
Apenas duas linhas de telefone funcionaram, segundo o controlador. E rádios e radares ficaram inoperantes. Ele disse que, após a falha, ocorrida por volta das 23h30, o sistema de "backup" -geradores de reserva- não funcionou. A energia só voltou por volta das 2h.
Segundo o relato do controlador, havia 45 aeronaves sem comunicação sobrevoando a região no momento. "Tínhamos apenas dois telefones fixos, que funcionam em casos de emergência. A maioria dos contatos com outros órgãos de controle [de aproximação] em Belém, Manaus e Santarém foi feita pelos nossos celulares."
De acordo com o controlador, um avião ABSA Cargo Airline, de rota internacional, entrou no sistema sem contato com os radares e, a partir de Manaus, deveria trocar de altitude e não o fez, passando a sobrevoar a área na contramão.
"A exemplo do que aconteceu com o Legacy [que colidiu com o Boeing da Gol no ano passado], poderia ter havido tragédia. Só conseguimos fazer contato com a Venezuela para avisar da situação, e eles que tiveram que desviar as outras aeronaves do jato", disse.
O controlador disse que a idéia era fechar o espaço aéreo para garantir a segurança dos vôos. "Mas o tenente-coronel Leonidas Medeiros de Araújo Jr., subcomandante do Cindacta-4, ordenou que não o fechássemos pois ninguém poderia saber o que estava acontecendo. Ele ameaçou prender os controladores caso não cumpríssemos as medidas."
A reportagem tentou localizar comandantes do Cindacta-4, mas não conseguiu até a conclusão desta edição.


Texto Anterior: Tragédia em Congonhas/Apagão aéreo: Falha de aparelhos em Manaus causa novos atrasos
Próximo Texto: Para comando do Cindacta-4, sabotagem é "forte possibilidade'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.