São Paulo, domingo, 22 de julho de 2007

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Para comando do Cindacta-4, sabotagem é "forte possibilidade'

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O comando do Cindacta-4, com sede em Manaus, informou o Comando da Aeronáutica em Brasília que trabalha com a "forte possibilidade" de sabotagem na nova pane apresentada no sistema de controle de tráfego aéreo do país, desta vez na capital amazonense.
A nova pane prejudicou sobretudo vôos internacionais partindo de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) ou dos Estados Unidos (Nova York, Dallas e Miami) e do Caribe.
Houve ainda um efeito em cascata nos vôos domésticos.
Conforme a Folha apurou, a Força Aérea relatou quatro indícios de sabotagem: 1) A hora da pane -o sistema parou entre 0h25 e 2h30 de hoje, hora crítica dos vôos na área do Cindacta-4, pois há uma concentração de decolagens de vôos internacionais que partem de Guarulhos e do Galeão a partir das 21h30 e sobrevoam a região; 2) "Redundância" -além de o sistema original ter falhado, oficiais do Cindacta-4 consideram "mais do que estranho" que também o alternativo não tenha funcionado; 3) Tempo de resposta -as falhas costumam ser rápidas, e logo a operação é recuperada. Neste caso, porém, o sistema ficou fora do ar cerca de duas horas; 4) Precedentes -desde a queda do Boeing da Gol, em 29 de setembro do ano passado, houve mais panes graves, demoradas e públicas, tanto de radares e de rádios, do que nos 30 anos anteriores.
Para controladores de vôo, os problemas são sistêmicos e há quem veja na divulgação das suspeitas uma forma de pressão do comando na queda-de-braço com os sargentos que ocorre desde o acidente da Gol.


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