UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZONA NORTE

Apesar de restrições da prefeitura, governador Geraldo Alckmin inaugura área de lazer onde era o complexo do Carandiru

Parque é aberto em meio a polêmica entre governos

DO "AGORA"

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou ontem -sem licença de funcionamento- a primeira fase das obras do parque da Juventude: dez quadras e uma pista de skate, construídas onde era a Casa de Detenção do antigo complexo penitenciário do Carandiru, na zona norte da capital.
Na sexta-feira, após 270 dias de obras, o subprefeito de Santana, Maurício Pacheco, lacrou o canteiro de obras, citando falta de alvará e multando o governo. Mais tarde, liberou a abertura "sob responsabilidade do Estado".
"O espaço é de uso público. A exigência é absolutamente ridícula", disse Alckmin na cerimônia de inauguração. Segundo o governador, houve "mais preocupação com o poder do que com o povo" por parte da prefeitura. Para o governador, o município teria feito "política com "p" pequeno".
O subprefeito de Santana, Maurício Pacheco, diz que se reunirá amanhã com representantes do Estado, mas reafirma que segue aguardando a documentação devida. A administração avalia que o parque não oferece condições de segurança por ter, entre outros problemas, grades baixas.
Pacheco classificou ontem, em nota, as declarações de Alckmin como uma tentativa de "supervalorizar sua única obra relevante na região norte". Ele disse que o poder da prefeitura de regular e fiscalizar o uso e a ocupação do solo no município é confirmado por vários especialistas da área.
O subprefeito sustenta que o próprio governo estadual tem essa compreensão. Deu como exemplo uma carta enviada ao município pela Secretaria Estadual dos Esportes, na última sexta-feira, na qual a pasta dá explicações sobre o parque e se compromete a encaminhar os documentos para regularizar a área.
O subprefeito afirmou ainda que a "política com "p" pequeno" é exercida pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, referindo-se a episódio da última sexta-feira, quando a Polícia Militar impediu sua entrada no parque.


Texto Anterior: Acidente: Ônibus atropela e mata uma pessoa em Campinas
Próximo Texto: Rio: Feira nordestina dá lugar a novo centro de cultura regional no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.