São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobe incidência em mulheres mais novas

DA REVISTA DA FOLHA

O exemplo da filha de Pelé, Sandra Arantes do Nascimento Felinto, que morreu na última semana aos 42 anos vitimada por um câncer de mama, vem ilustrar uma pesquisa recente do Hospital do Câncer de São Paulo: a incidência da doença em mulheres abaixo de 35 anos quintuplicou no período de cinco anos. Só para se ter idéia, essa faixa etária foi responsável por 16,8% do total de casos novos registrados no hospital em 2004. "Além do diagnóstico feito mais precocemente, é possível que a ocidentalização dos hábitos de vida tenha alguma relação com o aumento", analisa Antonio Frasson.
No caso de Sandra, o tumor atingiu a mama direita, foi extirpado e, depois, atacou a mama esquerda.
Contrariando ordens médicas, ela não seguiu o tratamento como deveria. "Espalhou-se rapidamente e, nesses históricos graves de metástase, é muito difícil conseguir agir a contento", afirma Sílvio Bromberg.


Texto Anterior: Novas técnicas põem fim ao estigma do câncer de mama
Próximo Texto: Radares no sul: Sistema de controle de vôos volta a operar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.