São Paulo, quinta, 22 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa Civil registra 67 ocorrências

da Agência Folha, em Salvador

Com um índice pluviométrico de 40,8 milímetros em 12 horas, a capital baiana registrou ontem outros seis desabamentos (sem vítimas) e 20 deslizamentos de terra em bairros pobres e da periferia.
Segundo a Codesal (Coordenadoria de Defesa Civil), 67 pessoas haviam ligado para registrar ocorrências até as 13h de ontem -horário que parou de chover.
A empresa considerou normal o índice pluviométrico registrado nas últimas 48 horas em Salvador.
"A maioria das chamadas era referente a entupimentos de esgotos, queda de árvores e obstrução de canais. Mesmo as ocorrências mais sérias, como os desabamentos e deslizamentos, não registraram vítimas", disse o engenheiro José Roberto Casqueiro.
A Prefeitura de Salvador e o governo estadual estão investindo R$ 2,7 milhões em obras de infra-estrutura (contenção de encostas, drenagens, pavimentação e saneamento básico) em dez áreas de "alto risco".
De acordo com a Codesal, as obras deverão ser retomadas logo após a estiagem.
No bairro da Liberdade, onde o desabamento de um prédio causou a morte de três crianças, as obras de prevenção serão realizadas ainda esta semana,
"Ainda hoje (ontem) deveremos demolir uma fachada que esconde uma construção irregular e que ameaça desabar", disse José Roberto Casqueiro.
O engenheiro adverte, entretanto, que algumas obras só podem ser realizadas lentamente, para que não haja riscos.
Nos últimos cinco anos, cerca de 80 pessoas morreram em consequência de desabamentos e deslizamentos de terras nas encostas de Salvador.
Segundo levantamento feito pelo líder da bancada petista na Câmara Municipal, Zezéu Ribeiro, existem 476 áreas de risco e 700 mil pessoas morando em encostas na capital baiana.
Os R$ 2,7 milhões que os técnicos da prefeitura e Estado estão utilizando nas obras são provenientes do OGU (Orçamento Geral da União).
Ao tomar posse, o prefeito Antonio Imbassahy pediu a realização de um amplo estudo sobre as encostas de Salvador. Até agora, foram avaliadas cerca de 120.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.