São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAHIA

Cobrança de R$ 50 exclui carros

Prefeitura taxa ônibus por acesso às praias

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Prefeitura de Conde (BA) resolveu cobrar, das pessoas de baixa renda, uma taxa pelo acesso às praias. A medida atinge quem utiliza o transporte coletivo.
Desde a última segunda-feira, fiscais contratados pela prefeitura estão cobrando R$ 50 de cada ônibus que transporta visitantes para Conde (204 km de Salvador).
O decreto municipal isenta os frequentadores que utilizam carros de passeio.
Segundo o prefeito Paulo Almeida de Oliveira (PST), 43, o dinheiro arrecadado com o "pedágio" será empregado na conservação dos acessos aos 42 quilômetros de praias, limpeza da orla, segurança e construção de um estacionamento para os ônibus.
"Não existe nenhuma discriminação na cobrança da taxa. O que estamos fazendo é melhorar a infra-estrutura turística", afirmou.
Antes de assinar o decreto, o prefeito recebeu um abaixo-assinado de 180 moradores da cidade, solicitando "mais rigor" na fiscalização dos ônibus.
"Os farofeiros sujam as ruas e praças da cidade e provocam muitas brigas. Acho que a prefeitura acertou em cheio ao cobrar uma taxa simbólica das pessoas que utilizam ônibus para chegar às praias", disse o comerciante Antonio Bonfim, 45.
Para controlar a entrada dos ônibus, a prefeitura bloqueou todos os acessos às praias. Com isso, ônibus e carros de passeio não têm outra alternativa a não ser passar pelo centro da cidade, onde ficam de plantão os fiscais.
O segurança Alberto Santana, 30, disse que pretende organizar uma manifestação no domingo. "A prefeitura quer evitar que os pobres frequentem as praias. Se a moda pega, não teremos mais opções de lazer gratuitas."
Com cerca de 16 mil habitantes, Conde é uma das cidades mais procuradas no litoral norte da Bahia. Recebe, em média, 60 ônibus de turistas nos finais de semana.


Texto Anterior: Rio: Moradores tentam fechar Linha Amarela
Próximo Texto: Panorâmica - Rio Grande do Sul: Rebelião termina com oito feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.