São Paulo, Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO MÉDIO

RS decide proibir trote em escolas estaduais

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Os trotes (brincadeiras promovidas por estudantes como forma de recepção a novos colegas) estão proibidos a partir do próximo ano letivo em toda a rede de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.
Os alunos que aplicarem trotes em calouros podem ser punidos com suspensão ou transferência para outra escola. Essa será a determinação de uma nova portaria do governo do Estado.
A portaria deve ser assinada entre hoje e amanhã pela secretária estadual da Educação, Lúcia Camini.
Os alunos veteranos das escolas poderão fazer atividades de recepção aos novos alunos, mas com limitações. Somente serão permitidas atividades esportivas e artísticas durante uma semana no início das aulas.
A proibição foi motivada, segundo a Secretaria da Educação, por uma sindicância realizada pelo governo.
Nessa investigação, a secretaria constatou que trotes violentos vinham sendo aplicados em várias escolas da rede pública. Na Escola Técnica de Agricultura, em Viamão (região metropolitana de Porto Alegre), por exemplo, vinha acontecendo com frequência brincadeiras como a de molhar meninas para deixar seus seios à mostra ou pendurar pesos nos órgãos genitais dos meninos.
Segundo a secretaria, quatro alunos que tiveram participação comprovada nos trotes sofrerão punições. Não foram divulgados os nomes dos alunos nem o tipo de punição a eles aplicado.





Texto Anterior: HC faz novo exame que atende doentes com mal genético raro
Próximo Texto: Chuvas: Mulher morre atingida por um raio em Ribeirão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.