São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal recebe R$ 160 por mês para cuidar de animais

DA REPORTAGEM LOCAL

É a ajuda de Alvaro Salla que possibilita ao casal José Raimundo Gonzaga dos Santos, 44, e Rosângela Ferreira da Gama, 45, manter seus quatro cães, todos vira-latas.
A maioria deles foi abandonada por seus donos no Centro Desportivo Municipal Modelódromo do Ibirapuera (CDMMI, próximo ao parque Ibirapuera, zona sul da capital paulista), onde Santos e Gama moram e trabalham como zeladores.
"Já chegamos a deixar de comer arroz e feijão para dar aos cachorros. Nos contentávamos apenas com pescoço de frango e fubá", conta Gama (ou dona Rose, como é conhecida).
Ela recebe cerca de R$ 160 mensais do engenheiro pelos cuidados e carinho que dá a Abel, de 11 meses, e Capitu, de oito meses, que acabou de ser castrada por um veterinário amigo de Salla.
A família canina, onde também há espaço para ciúmes e briga por atenção, se completa com Pantera e Nina. Há um mês, mais um membro foi adotado: a gata siamesa Mimi.
"Eu brigo por eles, mas, se não fosse o Alvaro, não sei se conseguiríamos. Meu marido acorda às 4h para vender café no ponto de ônibus e conseguir um dinheiro extra, mas é muito difícil", afirma dona Rose.
Mesmo já tendo passado dificuldades, ela e o marido -que têm três filhos- afirmam não pensar em se desfazer dos seus animais.
"Só damos se temos certeza de que a pessoa vai cuidar bem", diz Santos.
"É muito gratificante ter a companhia dos animais porque eles nos transmitem amor."


Texto Anterior: Comportamento: Famílias carentes ganham "bolsa-cão"
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.