São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autores ganham edição das obras

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das melhores expressões da arquitetura moderna da cidade de São Paulo ganhou projeção internacional neste ano. Foi lançada oficialmente uma edição da coleção australiana de livros de arte "The Master Architect Series" com os principais trabalhos do escritório Botti Rubin Arquitetos, desde a sua criação, em 1955.
Trata-se do primeiro escritório latino-americano a constar da série, divulgada em todo o mundo. "A arquitetura brasileira anda ausente. Os livros internacionais sobre Niemeyer datam de 20 anos atrás. Evoluímos depois disso", diz Alberto Botti, sócio do francês radicado no Brasil Marc Rubin, desde que se formaram arquitetos pelo Mackenzie, em 1954.
É impossível transitar pela cidade sem conhecer pelo menos uma obra de Botti e Rubin, cujo currículo inclui do shopping Pátio Higienópolis ao Centro Empresarial Nações Unidas. Formado por três prédios prateados, de geometria ousada, este último mudou a paisagem da marginal Pinheiros.
Neste ano, o Botti Rubin ganhou o prêmio principal da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea).
A dupla nunca deixou de ser modernista mesmo quando o setor imobiliário passou a adotar como norma o estilo neoclássico.
"E na verdade não é neoclássico, é eclético, é Paris do século 19, que nada tem a ver com isso. É um pseudoclássico, um pseudonada", diz Rubin. "A arquitetura está "involuindo". A má arquitetura briga diariamente com a boa nas ruas. O arquiteto está perdendo a essência", completa Botti.
Por esse motivo, o escritório faz cada vez menos prédios residenciais, setor no qual impera o neoclássico. Já os projetos antigos assinados por eles atraem estudantes, como o Edifício Albina (1966), em Higienópolis (centro), com fachada de persianas de cedro.
Destaques recentes que constam do livro são o novo Hospital Oswaldo Cruz, no Paraíso (zona sul), o Conselho Britânico Brasileiro, em Pinheiros (oeste), e o Centro do Aço, no Jabaquara (sul) -um prédio pendurado em estruturas de metal. (SD)

Texto Anterior: Urbanismo: FGV quer construir marco arquitetônico
Próximo Texto: Panorâmica - Literatura: Moacyr Scliar ganha o Prêmio Açorianos 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.