São Paulo, terça, 22 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA
Técnica será usada com testemunhas
Paraná inaugura 1º laboratório de hipnose

da Agência Folha

Foi inaugurado ontem no Instituto de Criminalística do Paraná, em Curitiba, o primeiro Laboratório Forense de Hipnose do Brasil.
A técnica da hipnose, que será coordenada pelo médico e psicólogo Rui Fernando Sampaio, tem por objetivo obter informações de pessoas que tenham testemunhado ou tenham sido vítimas de crimes violentos -como assaltos a mão armada e estupros.
A hipnose consiste em levar uma pessoa a um estado mental semelhante ao sono no qual o paciente segue orientações e atende a pedidos do hipnotizador. Em alguns casos, o psicólogo Rui Sampaio usa um software que, com cores e sons, leva a vítima ou testemunha a um estado de total relaxamento.
"Normalmente, a vítima ou testemunha de um crime que tenha envolvido violência tem um bloqueio mental involuntário, devido às circunstâncias traumáticas a que foi submetida", afirmou.
"Isso causa uma espécie de perda de dados. O que tentamos com a técnica é resgatá-los", diz o diretor do instituto, Antônio Vaz Siqueira. (EDUARDO DE OLIVEIRA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.