UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Desfile da Unidos de Vila Isabel terá membros do MST


Homenagem a Niemeyer, 95, terá obras e exaltação ao comunismo

Marco Antônio Rezende/Folha Imagem
O compositor Martinho da Vila, autor do enredo da Vila Isabel, que homenageará Oscar Niemeyer (dir.)


FABIANA CIMIERI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma faixa com a frase "Sonhamos com um Brasil sem fome" e bandeiras simbólicas do comunismo, do Brasil e da Internacional Socialista serão o desfecho da homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, 95, que a escola de samba carioca Unidos de Vila Isabel fará no Carnaval deste ano.
Niemeyer visitou ontem o barracão da escola, no centro do Rio, com o compositor Martinho da Vila, presidente de honra da agremiação e autor do enredo.
Enquanto dividiam uma cerveja e fumavam, o compositor disse desejar a homenagem desde que o arquiteto doou o projeto da nova quadra da escola, a ser inaugurada em 2004. Niemeyer não queria a homenagem -disse ser uma pessoa como as outras. Martinho propôs, então, homenagear suas idéias. "Fico feliz, mas não me acho merecedor de tanto."
O samba-enredo "Oscar Niemeyer: o Arquiteto no Recanto da Princesa" exalta o ideal comunista, sempre defendido pelo homenageado. O "Recanto da Princesa" é o bairro de Vila Isabel, criado para homenagear a princesa que aboliu a escravidão no Brasil.
Na comissão de frente, 15 membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) levarão o mastro do grupo, projetado por Niemeyer. Cinco carros alegóricos ajudarão a simbolizar a obra de Niemeyer, representando o Congresso, a catedral de Brasília, o Memorial da América Latina e o Sambódromo do Rio.
A Vila Isabel será a segunda a desfilar pelo Grupo de Acesso no sábado (1º de março). Niemeyer não sabe se participará do desfile. "Não sei, já tenho muita idade."


Texto Anterior: Verão: Prefeitura dá início a combate a pernilongos
Próximo Texto: Panorâmica - Educação: MS adia por 16 dias reinício das aulas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.