UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Prefeitura dá início a combate a pernilongos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Controle de Zoonoses iniciou ontem o combate aos pernilongos no rio Pinheiros, segundo o secretário municipal de Saúde interino, Paulo Carrara de Castro. Foram aplicados inseticidas químicos na área.
Uma caminhonete e dois aerobarcos foram adquiridos pelo Projeto de Parceria para Controle de Pernilongos no Rio Pinheiros, formado por empresários.
Castro disse ter recebido equipamentos no valor de R$ 150 mil dos R$ 300 mil prometidos pelos empresários.
A prefeitura aguarda ainda a aquisição de um caminhão-pipa e de jateadores de inseticida semelhantes aos utilizados no setor agrícola.
Castro disse também que será implantado o uso rotineiro de inseticidas biológicos, que ajudará no controle do volume de larvas do inseto no rio.

Dengue
O ministro da Saúde, Humberto Costa, participa hoje, na capital paulista, do lançamento da campanha municipal contra a dengue. O objetivo é divulgar entre a população as estratégias de prevenção e combate à doença.
Com a elevação das temperaturas, os pernilongos procriam, especialmente se o ambiente for propício, o que acontece na região do rio Pinheiros, onde há águas poluídas e paradas. Como são levados pelos ventos, os pernilongos se espalham por outros bairros da cidade.
Segundo Castro, o problema se agravou a partir de 1992, quando as águas do rio Pinheiros deixaram de ser bombeadas para represa Billings. Ele disse que a prefeitura vai continuar a pressão sobre o governo estadual no sentido da aprovação do projeto estadual que despolui o rio.


Texto Anterior: Tráfico: Ex-soldado do Vietnã é pego com droga
Próximo Texto: Carnaval: Homenagem a Niemeyer, 95, terá obras e exaltação ao comunismo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.