UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Falta remédio a doentes de Aids em Fortaleza

DA AGÊNCIA FOLHA

DA REPORTAGEM LOCAL

Portadores do vírus HIV estão sem AZT há três dias no hospital São José, em Fortaleza (CE). O hospital é referência no Estado no atendimento a pacientes soropositivos e tem 2.100 cadastrados, que recebem gratuitamente o medicamento todos os meses.
O problema com o AZT está ligado à falta de outra droga, o Biovir, que desde 23 de dezembro do ano passado acabou no estoque do hospital.
De acordo com o médico Érico Arruda, o Ministério da Saúde informou que a fabricação do remédio havia sido interrompida devido à dificuldade de importação de um determinado sal que é empregado na sua produção.
Para substituir o Biovir, o hospital passou a usar o estoque de AZT. A falta do primeiro passou a ser compensada pelo segundo medicamento, que tem o efeito semelhante se ministrado em doses maiores do que as usuais.
Isso fez com que os pacientes que só podem tomar AZT -por que o organismo rejeita o Biovir- ficassem sem a droga desde a última segunda-feira.
Ambos os medicamentos são indispensáveis para o controle do vírus que causa a Aids.
"Hoje mesmo vários pacientes que foram ao hospital ficaram sem receber a carga retroviral por causa da falta de AZT", afirmou Arruda.
De acordo com a assessoria de imprensa da Coordenação Nacional de DST/Aids, a distribuição dos remédios estará normalizada hoje. Anteontem, o Ministério da Saúde teria enviado ao Estado 77,4 mil unidades do Biovir e, ontem, mais 100 mil unidades do AZT.


Texto Anterior: Fumo: Fiscalização da venda de cigarros crescerá
Próximo Texto: Panorâmica - Chuva em MG: Vítima tinha ganho casa em área segura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.