São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brigas de facções já mataram pelo menos 20

DA SUCURSAL DO RIO

As disputas por pontos-de-venda de drogas resultaram em pelo menos seis chacinas nos últimos meses no Rio. Duas delas ocorreram no morro do Dendê, na llha do Governador (zona norte), em outubro e dezembro. Pelo menos 20 pessoas morreram em uma guerra entre as facções criminosas ADA (Amigo dos Amigos) e TCP (Terceiro Comando Puro).
A primeira chacina ocorreu no dia 29 de outubro e deixou 12 mortos. A segunda aconteceu em 7 de dezembro, quando oito pessoas foram assassinadas no morro.
Outra grande matança ocorreu na favela de Vigário Geral no dia 17 de julho: 11 moradores da favela, dominada pelo CV (Comando Vermelho), foram mortos por traficantes da vizinha comunidade de Parada de Lucas, controlada pelo TCP.
Na semana passada, quatro pessoas foram mortas na favela Divinéia, em Santa Cruz. A chacina foi conseqüência de uma disputa entre o TCP e o ADA.
O complexo da Maré foi palco de diversos episódios de violência nos últimos meses. No dia 4, um tiroteio à luz do dia na favela Baixa do Sapateiro deixou dois mortos e assustou motoristas que trafegavam pela avenida Brasil e pelas linhas Amarela e Vermelha.
No final de outubro, um tiroteio entre traficantes da Vila do João e PMs matou duas pessoas que estavam em um ônibus que trafegava pela avenida Brasil.


Texto Anterior: Violência: Confrontos deixam 14 mortos no Rio
Próximo Texto: Chuvas: Sertão de SE fica sob estado de calamidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.