São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHUVAS

Rio S. Francisco transbordou

Sertão de SE fica sob estado de calamidade

DA AGÊNCIA FOLHA

As chuvas continuam desalojando famílias inteiras e até provocando mortes nos Estados do Nordeste. O governador de Sergipe, João Alves Filho (PFL), decretou ontem estado de calamidade pública nos 32 municípios do sertão por causa das fortes chuvas que já provocaram seis mortes em oito dias. Uma pessoa continuava desaparecida até o início da noite, segundo a Defesa Civil.
Em Nossa Senhora da Glória, uma barragem rompeu e levou parte da rodovia que liga a cidade a Monte Alegre.
Em Sergipe, o rio São Francisco, que corta praticamente todo o Nordeste, transbordou. Pelo menos 12 povoados de três municípios, Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Porto da Folha, estão ilhados. A situação mais dramática envolve os cerca de 8.500 moradores de Canindé do São Francisco, que estavam impedidos de deixar a cidade.
Na Bahia, 20 municípios decretaram estado de emergência. O Estado tem oficialmente 535 famílias desabrigadas, mas a Defesa Civil admite que o número não expressa a realidade. Apenas em Cícero Dantas e Cardeal da Silva, 1.600 pessoas estão em casas de parentes e prédios públicos.
No Ceará, três pessoas de uma mesma família morreram ontem à tarde, por afogamento, em Salitre, a 630 km de Fortaleza. Nesta semana, pelo excesso de chuvas, outras duas pessoas também morreram no interior. Quatro municípios decretaram situação de emergência.
As chuvas já deixam desabrigados no Piauí, onde 200 famílias de Picos tiveram de sair de suas casas ontem. As cidades de Francisco Aires, Arraial, Cajazeiras, Tanque, Amarante, Santa Rosa e Caridade, no sul do Piauí, continuavam com várias ruas e avenidas alagadas, assim como Itainópolis, onde a prefeitura decretou estado de calamidade pública.
Em Alagoas, uma pessoa morreu anteontem quando atravessava um riacho em Senador Rui Palmeira, e três estavam desaparecidas em Santana do Ipanema. Pelo menos 800 pessoas estavam desabrigadas no Estado, segundo levantamento da Defesa Civil.
Em Pernambuco, José Francisco de Sena, 73, foi encontrado morto no rio Brígida, em Granito. Ele estava desaparecido desde domingo, ao tentar atravessar um rio em plena chuva.


Texto Anterior: Brigas de facções já mataram pelo menos 20
Próximo Texto: Panorâmica - Ambiente: ONGs querem investigação de navio com urânio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.