São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha em Ubatuba é reaberta após reforma

da Folha Vale

O Parque Estadual da Ilha Anchieta, um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, no litoral norte, será reaberto hoje para o público, depois de passar por uma reforma durante sete meses.
Com a reinauguração, o turista "ganhará" quatro praias que estavam fechadas para visitação -do Engenho, de Fora, do Presídio e do Sapateiro. Outras duas praias existentes na ilha estavam liberadas -do Sul e das Palmas-, pois ficam em locais que não possuem ruínas e não comprometiam as obras que estavam sendo feitas.
Todas essas praias são fiscalizadas e têm acesso controlado. Apenas a praia do Leste é totalmente liberada porque não possui infra-estrutura.
As reformas foram custeadas pelo Banco Mundial. O investimento foi de cerca de R$ 1,2 milhão.
A ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral norte. Para chegar ao local, que também abriga uma antiga cadeia e trilhas, é necessário uma travessia de barco, que dura, em média, 50 minutos.
Além da reforma na parte frontal de um presídio desativado, a principal novidade é a construção de uma lanchonete com capacidade para 200 pessoas.
Passeios de escuna podem ser agendados nas praias do Saco da Capela ou Itaguá. O parque possui guias para monitorar as viagens.
O local também recebe turistas que possuírem seu próprio barco. Não há limitação do período de permanência na ilha. O ingresso custa R$ 2, e crianças até 8 anos não pagam.
De acordo com Maria de Jesus Robim, bióloga e responsável pelo projeto de uso público e educação ambiental da ilha, a hospedaria da ilha deverá começar a ser feita em alguns meses.
"A nova hospedaria será construída no mesmo local da antiga e terá capacidade para 60 pessoas. Estamos em processo de licitação", afirmou.
Segundo a prefeitura, cerca de 28 mil pessoas visitam a ilha durante o verão. Desde 96, o parque já recebeu 90 mil visitantes.
O parque funcionará até fevereiro das 8h à 0h, sendo que nos finais de semana, o horário é ampliado até 2h. No restante do ano, a visitação estará aberta entre 8h e 19h. (KARINA OGO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.