São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visto do camarim, o desfile é uma guerra

MAURICIO STYCER
da Reportagem Local

Assistir um desfile de moda dentro do camarim guarda semelhanças com experiências radicais, como participar de um exercício militar, ficar parado à porta de um pronto-socorro e ver um time de futebol entrar em campo para disputar uma final.
Na última sexta-feira, a reportagem da Folha acompanhou o desfile de apresentação da coleção outono-inverno da Forum, uma das mais importantes grifes brasileiras, no MorumbiFashion, no prédio da Bienal (zona sul de São Paulo).
Feliz, mas muito nervoso, Tufi Duek, estilista e proprietário da marca, comandou aos gritos uma enorme tropa, formada por 33 camareiras (uma para cada modelo), dez assistentes, quatro passadeiras e quatro modistas.
No camarim, cada modelo tem um conjunto de cabides com o seu nome e fotos polaróides de todas as combinações que vai usar. No total, os 33 modelos usaram 145 produções, mais de 4 por modelo.
Veja a seguir alguns dos momentos que antecederam o desfile e como foi a apresentação da coleção.

16h30 - Faltam três horas para o desfile, e ainda estão chegando roupas
e calçados ao camarim.
16h45 - ``Está faltando abotoadura!''. Na décima inspeção que faz das roupas, Tufi Duek constata a falta de algumas abotoaduras e tem um ataque com as camareiras.
16h55 - ``Vermelho não! Vermelho é Iódice''. Quem grita agora é Rui Furtado Filho, coordenador do desfile. Quem ouve o grito é a manicure, que quase pinta as unhas da modelo com a cor errada.
17h - Preocupado com os sapatos que cada modelo usará, Tufi grita: ``A Claudia Helena calça quanto?'' ``38'', responde Rui. ``Tem certeza?'', berra Tufi. ``Certeza absoluta'', diz Rui. ``Merda! Então, o pé dela vai aumentar'', diz Tufi, destinando um número 39 para ela.
17h20 - Chega água mineral ao camarim. É a francesa Perrier, mas está quente.
17h30 - Tânia Otranto, diretora de marketing da Forum, tira da bolsa o precioso ``mapa'' de localização dos convidados. Quanto melhor a posição do convidado, maior o seu prestígio. ``Pelo amor de Deus, respeitem o mapa'', grita Tânia para suas assistentes.
17h35 - A assessora de imprensa Rogéria Grabert administra pedidos de última hora. Uma conhecida jornalista telefona exigindo se sentar ao lado de Rita Lee. Seu pedido será atendido.
17h40 - As catracas são instaladas. Tânia Otranto provoca risos ao gritar: ``Preciso de homens para ajudar a carregar os pesos!''
17h45 - É servido um lanche à equipe: sanduíches, tortas salgadas, frutas, bolo de chocolate, refrigerantes e água mineral brasileira. A Perrier ainda não gelou.
17h50 - O modelo Cássio Reis pergunta a Tufi se seu cabelo está bom. Tufi pede que ele corte um pouco mais. ``Não posso. A Calvin Klein não deixa''. Tufi resmunga e, para não deixar de dizer a última palavra, acrescenta: ``Aposto que eles vão mandar você cortar''.
18h15 - A modelo Fernanda Tavares pega um pedaço de bolo de chocolate e implora ao fotógrafo para não registrar a cena. ``É para a minha mãe''. É verdade. Cheilhia, mãe de Fernanda, toma conta da filha e se empanturra de bolo.
18h16 - Obcecado com os sapatos das modelos, Tufi volta a gritar: ``Pelo amor de Deus, a Ana Beatriz calça quanto?'' As camareiras se entreolham. Tufi repete a pergunta quatro vezes, sem obter resposta.
18h20 - Tufi grita de novo, desta vez com seu irmão Samuel: ``Confere de novo, Samuel''. Samuel faz uma careta e volta a conferir as roupas. ``Já conferi cinco vezes''.
18h41 - Cena insólita: Henrique Reis, assistente de estilo da Forum, muito compenetrado, ensina as camareiras a como vestir as calcinhas das modelos. ``Tem que deixar dois dedos abaixo do umbigo''.
18h50 - Tufi se desespera: ``São dez para as sete e só tem uma modelo maquiada. Brincadeira!''.
19h - Diálogo de comédia na sala de maquiagem. Tufi, com cara de horror, pergunta a uma modelo: ``O seu cabelo tá pronto?'' ``Tá'', ela responde. ``Não tá'', interfere Giovanni Bianco, responsável pela imagem da Forum. ``Tá'', insiste a modelo. ``Carlinhos, o cabelo dela não está pronto, né?'', retruca Bianco. O cabeleireiro resolve a questão: ``Não tá''. Mas estava.
19h16 - Faltam menos de 15 minutos para o horário de início do desfile e apenas 5 dos 33 modelos estão prontos. ``Eu tô pronto. Já conferi tudo 15 vezes'', diz Tufi.
19h25 -Os modelos masculinos começam a se vestir.
19h28 - Tufi grita: ``Pega na minha bolsa dois comprimidos!'' São calmantes. O estilista toma um.
19h37 - ``Pode sorrir?'', pergunta o modelo Walter Rosas. ``Só na última entrada'', responde Tufi.
19h48 - A experiente modelo Silene Zepter ensina às novatas como entrar na passarela. Parece ser a única calma: ``Eu finjo bem. Também estou nervosa'', diz.
19h50 - As modelos não aceitam se trocar enquanto um segurança não é retirado do camarim. Mas elas não se incomodam que os fotógrafos permaneçam no local, desde que não fotografem. Os modelos masculinos, respeitosamente, ficam de costas.
19h55 - Primeira chamada dos 33 modelos. Ainda faltam muitos. O atraso já é de 25 minutos.
19h59 - É aberta uma garrafa de champanhe no camarim. ``Para relaxar, vamos tomar uma champanhe. Sem abuso'', grita Tufi.
20h - Os modelos brindam. Até o final, serão bebidas oito garrafas.
20h01 - As modelos tentam relaxar, mas Tufi não deixa. Não pára de gritar: ``Pessoal, é só para relaxar. Sem abusar!!!''
20h15 - Mais uma chamada. Faltam quatro modelos.
20h22 - ``Dirigir um exército deve ser mais fácil, porque os soldados obedecem ao general'', diz Tufi. Ao seu lado, três modelos riem.
20h26 - Chega a última modelo.
20h29 - Tufi ajeita a roupa de Shirley Mallmann, enquanto ela bebe champanhe. O camarim parece o vestiário de um time de futebol. Todo mundo se dá as mãos. Tufi berra: ``Conto com vocês para fazer o melhor desfile desse país!'' Todo mundo grita.
20h32 -Começa a ser organizada a fila dos modelos masculinos que farão a primeira entrada.
20h42 - Na fila, já atrás do palco, os modelos fazem piada. ``Pára para a foto. Só volte quando pararem todos os flashes'', um diz.
20h44 - Alguém da produção traz lenços de papel para os modelos, na fila, enxugarem as mãos.
20h51 - O modelo Bruno Saladini abre o desfile.
20h52 - Os modelos começam a voltar da passarela e a gritaria se intensifica. Mal saem da passarela, ainda no fundo do palco, já começam a arrancar as suas roupas. Ao chegar ao camarim, jogam tudo no chão e voltam a se vestir. Cada modelo tem menos de dois minutos para voltar.
20h55 - ``A calça!!! A calça!!!'', grita a camareira para um modelo que corre com a calça aberta.
20h58 - ``A bota! A bota! Ajeita a bota!''. A gritaria continua. A saída do palco parece a entrada de um pronto-socorro. As camareiras fazem cara de desespero. As assistentes gritam os nomes que devem estar na fila. Tufi grita com as assistentes. Os modelos correm.
21h - Começa o desfile feminino. Três homens que se identificam como ``amigos do Tufi'' se posicionam estrategicamente e ficam assistindo as modelos trocar de roupa. Um assistente tenta expulsá-los, mas não consegue.
21h06 - Tufi se desespera. A modelo Silene Zepter não volta à fila. ``Silene!'' Ela chega com a camareira atrás, abotoando a sua roupa.
21h11 - Alguém percebe que a modelo Gisele Bundchen apareceu na fila com uma meia furada. Não há tempo de trocar. Uma assistente cogita deixar Gisele fora da passagem. Tufi manda a modelo entrar, com a meia furada.
21h16 -Tufi entra na passarela.
21h18 - Termina o desfile. Eufórico, Tufi grita: ``Foi maravilhoso!'' Todo mundo grita. Outra champanhe é aberta. Um modelo comenta: ``Parece até festa de fim de ano.''


Entre nos camarins do Morumbi Fashion


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã