São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enchente afetou 22% das cidades

DA SUCURSAL DO RIO

As enchentes afetaram 22,4% das cidades brasileiras em 2000, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foram atingidos naquele ano 1.235 municípios, num universo de 5.507 no país.
Tanta chuva, porém, não foi suficiente para afastar o racionamento de água, que esteve presente em 1.267 municípios em 2000 -23% do total.
Mais freqüentes no verão, as enchentes afetaram mais cidades no Estado de São Paulo, em números absolutos. No Estado todo, 262 municípios sofreram inundações em 2000. Percentualmente, porém, o Rio de Janeiro ficou na dianteira no ranking dos prejuízos -63,7% das cidades do Estado sofreram enchentes. Em São Paulo, o percentual foi de 40,6%.
Segundo o IBGE, as principais conseqüências das inundações são a erosão do solo (deslizamentos) e o assoreamento (depósito de sedimentos no leito dos rios).
Dos municípios que foram atingidos em 2000, 60,5% enfrentaram problemas com o assoreamento de rios.
Um problema que, aparentemente, parece de simples solução é apontado pelas prefeituras como a causa mais recorrente das enchentes: 51,1% dos municípios culparam as obstruções de bueiros e das bocas-de-lobo pelas inundações.
Dos municípios que optaram pelo racionamento de água, 41,7% deles o fizeram em períodos de seca. Em 23% das cidades, o racionamento é constante: ocorre durante todo o ano.


Texto Anterior: Maioria das cidades ainda utiliza lixões
Próximo Texto: Sem infra-estrutura, doença avança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.