São Paulo, domingo, 23 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diarréia tem tratamento mais `natural'

JAIRO BOUER
especial para a Folha

Nada melhor do que água, açúcar e sal para tratar diarréia -uma das principais causas de mortalidade entre crianças com menos de 5 anos em todo o mundo.
Ao contrário da maioria das doenças, que têm tratamentos cada vez mais caros e sofisticados, os cuidados para a criança com diarréia foram ficando mais simples e baratos na última década.
Medidas clássicas como uso de antibióticos, soro na veia e ``pausa alimentar'' foram cedendo espaço para uma postura mais ``natural'' -cuidados básicos com a alimentação e a hidratação da criança e nada de remédios.
A posição central do novo ``esquema de tratamento'' é ocupada pela terapia de reidratação oral (TRO), uma fórmula balanceada que fornece água, açúcar e sais minerais (sódio, cloro e potássio).
A diarréia e os vômitos fazem a criança perder líquido e sais minerais, correndo o risco de ter desidratação. A TRO repõe esses elementos. As bactérias, principais causadoras de diarréia, alteram a capacidade da mucosa (revestimento interno) do intestino de absorver água e nutrientes.
Jayme Murahovschi, professor titular de pediatria da Faculdade de Medicina de Santos e um dos maiores especialistas em diarréia infantil no país, explica que o princípio da TRO é oferecer para a criança uma fórmula mais concentrada, que ``force'' o intestino a absorver água, açúcar e sal.
A glicose (açúcar) fornece a energia necessária para que o sódio (sal) entre na célula. O sódio acaba ``puxando'' mais água para dentro do organismo.
A TRO pode ser dada através de soro caseiro, soluções (envelopes) fornecidos pelo Ministério da Saúde ou soros de reidratação comprados em farmácias.

Alimentos e remédios
A alimentação normal deve ser mantida. A pausa alimentar (deixar a criança algumas horas sem comer) não é mais aceita.
Como é comum que a criança fique sem apetite nos primeiros dias, é importante dar alimentos que ela goste mais e procurar fracionar a dieta em pequenas refeições ao longo do dia.
Murahovschi diz que alimentos que têm digestão mais fácil também podem ajudar. Uma pequena colher de óleo ou azeite na comida pode aumentar o seu ``potencial calórico'', o que é importante para uma criança com diarréia. Criança amamentada no peito deve continuar a receber o leite da mãe.
Antibióticos e medicações antidiarréicas também foram sendo abandonados e estão reservados, hoje, para casos bastante particulares de diarréia, sempre a critério do médico.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã