São Paulo, domingo, 23 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aleitamento traz superproteção

especial para a Folha

O aleitamento materno é a melhor maneira de proteger crianças pequenas (até seis meses) contra qualquer tipo de infecção.
Jayme Murahovschi explica que enquanto um bebê recebe exclusivamente leite do peito da sua mãe, ele dificilmente enfrenta um episódio de diarréia.
Isso acontece porque esse leite apresenta pequena chance de estar contaminado e porque ele contém uma série de fatores de proteção para a criança.
Esses fatores podem ser específicos (como anticorpos produzidos pela mãe contra determinados tipos de agentes infecciosos) ou substâncias inespecíficas, que atuam na proteção contra os vários tipos de infecção.
Esse arsenal de defesa é particularmente eficaz na prevenção das infecções do trato digestivo, já que a mucosa (revestimento interno) dessa parte do corpo é a primeira que entra em contato com o leite materno. A amamentação não deve ser interrompida durante um episódio de diarréia.
Segundo Murahovschi, o leite materno é a melhor prevenção contra as diarréias e o soro oral é a melhor forma de reidratar a criança durante um episódio agudo.
Líquidos como água-de-coco, isotônicos e coca-cola não são adequados para reidratar a criança.
Todos eles têm níveis baixos de sódio (sal), fundamental para a recuperação da criança com diarréia e são muito ricos em açúcar (hiperosmolares), o que agrava ainda mais a perda de água nas fezes. (JB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã