São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Duas penitenciárias de SP registram fugas por túneis

ALESSANDRA NOGUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM ARAÇATUBA

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Duas penitenciárias do Estado de São Paulo registraram fugas por túneis ontem. Em Pirajuí, 17 presos conseguiram escapar. Até o final da tarde, oito deles tinham sido recapturados. Em Valparaíso, oito fugiram.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, por volta das 4h, os detentos de Pirajuí (398 km de SP) fugiram pelo túnel, que foi cavado em duas celas da unidade prisional em direção à região externa da muralha. O órgão não soube informar a extensão do túnel.
Com capacidade para abrigar 852 presos, a Penitenciária doutor Luiz Gonzaga Vieira (P-2) contava com 1.237 detentos.
Na penitenciária de Valparaíso (577 km de SP), na região de Araçatuba, os oito presos fugiram por volta das 8h, também por um túnel.
Eles aproveitaram o momento da troca do cão que fazia a guarda próxima à muralha e saíram em direção a um canavial. Um policial chegou a ver a fuga e disparou em direção ao grupo, mas não atingiu os fugitivos.
Na última rebelião, que durou 46 horas, entre os dias 10 e 12 de maio, os detentos destruíram as dependências internas da penitenciária. As grades foram derrubadas e as celas, destruídas, por isso ficaram soltos no local e puderam fazer a escavação.
Na noite de anteontem, em Araçatuba, foram presas seis pessoas que, segundo o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Araçatuba, tenente-coronel Paulo Arcanjo da Cruz, ajudariam na fuga dos presos de Valparaíso. Com o grupo foram apreendidos seis metralhadoras, dois fuzis, duas pistolas, uma granada, oito coletes à prova de bala e munição.


Texto Anterior: Após fim de ataques, bases comunitárias da PM continuam vazias
Próximo Texto: Atentado: Base da Polícia Militar no litoral de SP é atacada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.