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Estações Paulista/ Faria Lima abrem na 3ª
Trajeto terá 3,6 km; será o primeiro trecho a operar na linha 4-amarela; inicialmente, estações vão funcionar em horário reduzido
Mais moderna, linha terá trem sem operador e sem divisão entre os vagões; administração é de empresa privada
DE SÃO PAULO
O Metrô abrirá na terça-feira o primeiro trecho da linha
4-amarela, entre as estações
Faria Lima e Paulista.
Serão 3,6 km, percorridos
em cerca de três minutos e
meio. A linha 4 ligará a Luz à
Vila Sônia. Até o ano que
vem, terá 12 km.
A inauguração será às 12h,
na estação Faria Lima.
Não foi divulgado o horário de funcionamento das estações. Inicialmente, a previsão era que o metrô começasse a operar em horário reduzido, entre as 9h e as 15h. O
metrô também não informou
se haverá cobrança de tarifa
nos primeiros dias.
A linha 4-amarela é mais
moderna que as demais.
Os trens não têm condutor, tecnologia chamada de
"driverless" -até então inédita no metrô de São Paulo.
Assim, por meio do para-brisa do trem, os passageiros
poderão ver trilhos e túneis.
As composições, de fabricação coreana, podem chegar a 80 km/h. Elas são dotadas de câmeras de vigilância,
o que permite atuar com rapidez em casos de emergência.
Outra novidade é que não
há separação entre os vagões. O espaço para os passageiros é contínuo.
Há portas de vidro nas plataformas. Elas se abrirão apenas quando o trem parar na
estação. O mecanismo impedirá que os usuários tenham
acesso aos trilhos. A estação
Sacomã, na linha 2-verde,
tem o mesmo equipamento.
Na estação Paulista, esteiras rolantes levarão os passageiros até a estação Consolação, da linha 2-verde. As escadas rolantes também serão
"inteligentes", com velocidade que varia de acordo com o
número de passageiros.
Com a entrega parcial da
linha 4, a rede do Metrô passa a ter 65,9 km. Nos próximos meses, um dos impactos
esperados será a redução
progressiva da frota de ônibus no corredor Rebouças.
É a primeira vez, desde
1991, que o metrô inaugura
uma linha "conectada" à rede. A linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze), de 2002,
é ligada apenas à CPTM.
ATRASO
O trecho a ser aberto tinha
previsão de operar em março. Mas os testes dos trens
atrasaram a inauguração.
A administração é do consórcio Via Quatro. É a primeira linha concedida à iniciativa privada. A concessionária
estima investir mais de R$ 5
bilhões em equipamentos
nos 30 anos de contrato.
As próximas estações da linha 4 a serem entregues serão Butantã, Pinheiros, Luz e
República, até 2011. As estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique
Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia devem estar em operação até 2014.
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