São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

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Estações Paulista/ Faria Lima abrem na 3ª

Trajeto terá 3,6 km; será o primeiro trecho a operar na linha 4-amarela; inicialmente, estações vão funcionar em horário reduzido

Mais moderna, linha terá trem sem operador e sem divisão entre os vagões; administração é de empresa privada


DE SÃO PAULO

O Metrô abrirá na terça-feira o primeiro trecho da linha 4-amarela, entre as estações Faria Lima e Paulista.
Serão 3,6 km, percorridos em cerca de três minutos e meio. A linha 4 ligará a Luz à Vila Sônia. Até o ano que vem, terá 12 km.
A inauguração será às 12h, na estação Faria Lima.
Não foi divulgado o horário de funcionamento das estações. Inicialmente, a previsão era que o metrô começasse a operar em horário reduzido, entre as 9h e as 15h. O metrô também não informou se haverá cobrança de tarifa nos primeiros dias.
A linha 4-amarela é mais moderna que as demais.
Os trens não têm condutor, tecnologia chamada de "driverless" -até então inédita no metrô de São Paulo.
Assim, por meio do para-brisa do trem, os passageiros poderão ver trilhos e túneis.
As composições, de fabricação coreana, podem chegar a 80 km/h. Elas são dotadas de câmeras de vigilância, o que permite atuar com rapidez em casos de emergência.
Outra novidade é que não há separação entre os vagões. O espaço para os passageiros é contínuo.
Há portas de vidro nas plataformas. Elas se abrirão apenas quando o trem parar na estação. O mecanismo impedirá que os usuários tenham acesso aos trilhos. A estação Sacomã, na linha 2-verde, tem o mesmo equipamento.
Na estação Paulista, esteiras rolantes levarão os passageiros até a estação Consolação, da linha 2-verde. As escadas rolantes também serão "inteligentes", com velocidade que varia de acordo com o número de passageiros.
Com a entrega parcial da linha 4, a rede do Metrô passa a ter 65,9 km. Nos próximos meses, um dos impactos esperados será a redução progressiva da frota de ônibus no corredor Rebouças.
É a primeira vez, desde 1991, que o metrô inaugura uma linha "conectada" à rede. A linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze), de 2002, é ligada apenas à CPTM.

ATRASO
O trecho a ser aberto tinha previsão de operar em março. Mas os testes dos trens atrasaram a inauguração.
A administração é do consórcio Via Quatro. É a primeira linha concedida à iniciativa privada. A concessionária estima investir mais de R$ 5 bilhões em equipamentos nos 30 anos de contrato.
As próximas estações da linha 4 a serem entregues serão Butantã, Pinheiros, Luz e República, até 2011. As estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia devem estar em operação até 2014.


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