São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não compro apartamento assim", diz deputado

Aldo Rebelo quer banir estrangeirismo do país

DE SÃO PAULO

Autor do projeto de lei para banir os estrangeirismos do Brasil, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) acha uma "humilhação" e "lamentável" a adoção de termos do inglês. E não compraria um apartamento com ambientes como "wash lounge". (VQG)

Folha - Compraria um apartamento com "wash lounge"?
Aldo Rebelo
- Não compraria e só frequentaria se fosse inevitável. É um abuso, uma opressão linguística. Impõe a pessoa que não tem o domínio desse idioma a uma espécie de humilhação, principalmente aos empregados. Como vão pronunciar sem o domínio do inglês? Estão excluindo muita gente do domínio do seu espaço. Ali não é só um lugar onde as pessoas moram. É onde também trabalham. É lamentável.

Sabe falar inglês?
Eu leio.

Esses termos não são correntes nos EUA.
Demonstra o absurdo do exibicionismo. Não posso morar em Miami, mas moro numa coisa que mimetiza algo parecido.

Como está o seu projeto contra o estrangeirismo?
Foi aprovado em todas as comissões e parou.

O senhor é xenófobo?
De jeito nenhum. Pelo contrário. Acho que deveríamos ensinar mais duas línguas nas escolas. As crianças deveriam dominar, além do português, o inglês. O país seria melhor. O problema é que trocamos nossa língua pelo arremedo da outra.

Quando o senhor vai ao shopping center ou a um restaurante self-service, diz o quê?
Falo que vou ao shopping center. Vou falar o quê? Se disser a um taxista que vou ao centro de compras, ele não vai entender.


Texto Anterior: Prédios usam nomes em inglês que nem americano entende
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.