São Paulo, sábado, 23 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como foi feito o levantamento

da Reportagem Local

O levantamento da evolução histórica dos remanescentes de mata atlântica no país comparou a situação da vegetação em três momentos diferentes: 1985, 1990 e 1995.
Para esse estudo, os técnicos utilizaram as imagens do satélite do sistema Landsat TM, que é monitorado pelo Inpe, em dez estados brasileiros. Na coleta de dados de 1995, no entanto, não foi possível utilizar os dados de devastação de mata no Estado da Bahia, por falta de imagens sem nuvens.
Depois da digitalização dos dados, o cálculo das áreas devastadas é feito por um sistema de informação geográfica. Os técnicos determinam um ponto de referência na região de mata e marcam no mapa as áreas ao redor que perderam vegetação, com base nas coordenadas de latitude e longitude.
Para o levantamento, também foram considerados mata atlântica os diferentes remanescentes florestais e ecossistemas associados -como vegetação de restinga e mangue, por exemplo. A intenção do Inpe e da Fundação SOS Mata Atlântica é fazer, a partir de 1999, um levantamento anual. (FS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.