São Paulo, sábado, 23 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande SP tem pior situação

da Reportagem Local

A Grande São Paulo foi a região mais atingida pelo desmatamento no Estado, de acordo com o último levantamento do Inpe (1990-95).
O estudo, baseado em fotos de satélite, fez "recortes" em toda a costa brasileira. Na área que compreende a maioria dos 36 municípios da Grande São Paulo, foram devastados 12,9 mil hectares de mata atlântica. O valor é quase três vezes maior que o registrado no levantamento de 1985-90.
Outra área do Estado que também sofreu com os cortes de vegetação foi o litoral sul, no município de Iguape e entornos. Nessa área, foram desmatados 11 mil hectares.
Já em Santos, por exemplo, houve redução da área desmatada. Entre 1985 e 1990, o desmatamento atingiu 10 mil hectares, valor que caiu para 4.800 hectares no último levantamento.
No geral, a situação do Estado de São Paulo é "muito preocupante", segundo João Paulo Capobianco, secretário executivo do ISA.
"São Paulo é a região que reúne a maioria das entidades ambientalistas do país, que deveriam se mobilizar para impedir a devastação. Mas não foi isso que aconteceu", explica Capobianco.
O Estado perdeu, no período 1990-95, 70.883 hectares de mata. Foi uma redução de 3,8% em apenas cinco anos. Hoje, São Paulo tem 7,64% da mata atlântica que havia na época da colonização.
Boa notícia
Os Estados de Santa Catarina e Paraná, que registraram os maiores índices de devastação no levantamento 1985-90, obtiveram reduções consideráveis no estudo posterior.
O Paraná, campeão de desmatamento com uma redução de 8,7% entre 1985 e 1990, derrubou o índice pela metade nos cinco anos posteriores.
Já Santa Catarina abaixou o ritmo de corte de mata de 6,1% para 3,64%, no mesmo período analisado. No entanto, os ambientalistas ainda não conseguiram avaliar a qualidade da mata que foi reposta.
"Isso mostra que é possível regenerar áreas devastadas. Basta vontade política e empenho do governo em fiscalizar", diz Capobianco.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.