São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão é "espécie de reserva moral"

DA REPORTAGEM LOCAL

A filósofa Marilena Chaui teve participação marcante em dois eventos da FFLCH na semana passada. Na quarta-feira, após participar de um ato pró-faculdade e ser aplaudida de pé pelos alunos, integrou uma comissão de professores notáveis que se reuniu com o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz.
Na reunião, não poupou duras críticas à política de contratações de docentes adotada pela reitoria. Para ela, essa questão é simbólica. "Nossa luta é pela formação universitária."
Não é a primeira vez que Marilena entra em confronto com a reitoria da USP. Em 2000, durante uma greve de estudantes, o então reitor Jacques Marcovich chegou a se queixar da "retórica incendiária" da filósofa.
Na quinta-feira, Marilena participou ativamente da eleição para o novo diretor da unidade. O professor Sedi Hirano (sociologia) foi o favorito.
Após a eleição, ela sugeriu aos professores que a comissão de notáveis seja ampliada e que interceda nas negociações entre a FFLCH e a reitoria sempre que houver um impasse. Ao final, queixando-se de gastrite, concedeu entrevista à Folha.

Folha - De que maneira os notáveis pretendem intervir no processo de negociação?
Marilena Chaui -
A idéia é ter uma comissão de professores notáveis de prontidão. A cada impasse que surgir na comissão tripartite [grupo composto por representantes dos estudantes, professores e da reitoria que negociará o fim da greve estudantil", esse grupo intervirá porque nós queremos que o processo não emperre. Quando emperrar, nós iremos lá para desemperrar.

Folha - Há esse risco?
Marilena -
Sempre há divergências grandes. Periodicamente o trabalho vai emperrar, e nós estaremos lá para abrir as comportas outra vez.

Folha - É a primeira vez que isso acontece?
Marilena -
Não, não. Já houve isso em questões salariais e de maus-tratos aos estudantes. Isso é uma espécie de reserva moral. Nas grandes crises, a reserva moral é chamada.



Texto Anterior: Greve na Usp: Notáveis prometem intervir para solucionar impasse
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.