UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasores dizem que vão resistir

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) promete resistir à possível ordem de reintegração de posse contra qualquer um dos quatro edifícios da região central da cidade de São Paulo que foram invadidos anteontem. "Vamos tentar não sair", disse Ivaneti de Araújo, 30, líder do MSTC. "Não estamos pedindo esmola."
Na madrugada de anteontem, cerca de 3.100 sem-teto ocuparam quatro prédios particulares (três vazios e um habitado) que estavam à venda. A intenção é pressionar os representantes da prefeitura, Estado e União a fim de obter financiamento público para adquirir os edifícios e se instalar definitivamente neles ou em outras áreas da cidade.
Um dos prédios ocupados pelos sem-teto fica na av. Brigadeiro Luís Antônio e pertence à UniFMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), que pretende construir no local um centro de pós-graduação e um teatro com capacidade para 1.500 pessoas. Ontem à tarde, advogados da UniFMU entraram com pedido de reintegração.
O advogado do MSTC, Manoel Del Rio, admitiu que a negociação com a UniFMU deverá "ser mais difícil, até porque o movimento não sabia que o edifício pertencia à universidade".
Del Rio afirmou que pediu uma audiência com o secretário municipal de Habitação, Paulo Teixeira. O advogado quer que a secretaria atue na intermediação da negociação entre os sem-teto e os proprietários dos imóveis. Ontem, o secretário participava da abertura da Urbis (Feira e Congresso Internacional de Cidades) e não pode atendê-los.
Segundo Del Rio, a liderança do movimento e o proprietário do edifício da rua Aurora, ocupado por 500 pessoas, reúnem-se hoje.
No prédio da rua Mauá, o movimento vai pedir a presença de um arquiteto para avaliar as condições estruturais do imóvel. O proprietário, Mário Lobo Yaakov Sznifer, disse que sua família tem interesse em vender o prédio, avaliado em R$ 5 milhões.


Texto Anterior: Hotel é dividido de acordo com movimento
Próximo Texto: Juíza dá reintegração de posse à Volkswagen
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.