São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA EM CONGONHAS/CAIXA-PRETA

Agência dos EUA recebe hoje caixa-preta

Aparelho tem as gravações dos diálogos na cabine do Airbus-A320 da TAM, que bateu contra prédio semana passada

Agência americana vai padronizar dados no seu laboratório para que eles possam ser analisados pela equipe de apuração no Brasil

DENYSE GODOY
ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

Será entregue hoje pela manhã à NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, a caixa preta que contém as gravações dos diálogos ocorridos na cabine do Airbus-A320 da TAM que chocou-se contra um prédio da companhia aérea em Congonhas na terça-feira passada.
"Acreditamos que encontraremos nesse material as explicações para o acidente", disse o deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Apagão Aéreo. Ele e o deputado Efraim Filho (DEM-PB) chegaram ontem à capital americana para acompanhar o trabalho da NTSB. A agência, cuja função é investigar todos os acidentes de aviação civil ocorridos nos EUA, vai apenas extrair e padronizar as informações no seu laboratório. A medida servirá para que os dados estejam em condições de ser analisados pela equipe responsável pela apuração do acidente no Brasil.

Engano
Na sexta-feira, a outra caixa-preta, que grava dados de vôo como altitude e duração, já havia sido aberta, e os técnicos passaram o sábado examinando o seu conteúdo. Durante a averiguação, segundo a Aeronáutica, percebeu-se que a caixa-preta com os registros de voz não tinha sido enviada junto -ela estava muito danificada, por isso foi confundida. Percebido o engano, encaminharam-na também para Washington. A estimativa inicial era de que o trabalho estaria encerrado já amanhã, porém, devido a esse contratempo, deve demorar alguns dias mais.

Acompanhamento
Os parlamentares brasileiros querem acompanhar de perto essa etapa da investigação para garantir que as informações fiquem à disposição da CPI rapidamente, de acordo com Maia.


Texto Anterior: "Resposta ao caso não pode ser gestos obscenos", afirma padre
Próximo Texto: Artigo: As "outras" vítimas do acidente da TAM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.