São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos se rebelam em São José do Rio Preto

da Agência Folha

Os cerca de 340 presos da Cadeia Pública de São José do Rio Preto (SP) exigiam ontem o atendimento dos pedidos de transferência feitos à Coesp (Corregedoria dos Presídios do Estado de São Paulo) para pôr fim à rebelião iniciada anteontem.
Os presos querem a transferência de 56 presidiários já condenados para penitenciárias do Estado. Outros 13 presos já teriam direito a regime semi-aberto. Os rebelados, que tomaram o pátio da cadeia, mantêm como reféns os carcereiros Gilmar Soller Lopes e Paulo André Gracindo dos Reis.
Segundo a direção do presídio, as transferências foram autorizadas pelo Coesp, e poderiam acontecer ainda ontem à noite. Até as 19h de ontem, a Polícia Militar ainda mantinha 40 homens na parte superior da cadeia, que não foi tomada pelos rebelados.
O estopim da rebelião foi a recaptura de um preso que havia fugido minutos antes. Ele estava sendo reconduzido para a cela quando, segundo a polícia, os presos iniciaram um protesto. Para contê-lo, um policial civil teria atirado para o alto. A bala ricocheteou e acertou três presos de raspão. Três horas depois, os presos iniciaram a rebelião.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.