São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer agência para remédios

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso autorizou ontem o ministro da Saúde, José Serra, a tomar todas as providências que considerar necessárias para garantir melhor qualidade dos alimentos e dos medicamentos ingeridos no país. Também foi decidido que será criada a agência da Vigilância Sanitária.
"A população tem de ter tranquilidade sobre os alimentos que ingere e sobre os medicamentos que toma", afirmou o porta-voz da Presidência da República, Sergio Amaral.
Segundo Amaral, FHC autorizou Serra a demitir os 30 funcionários da Secretaria da Vigilância Sanitária que também são farmacêuticos responsáveis ou donos de farmácias no Distrito Federal.
Para criar a agência que vai regular as ações da Vigilância, Serra irá ao Estados Unidos conhecer o funcionamento da FDA (agência norte-americana que controla medicamentos e alimentos).
A agência deverá manter o controle sobre os medicamentos que circulam no país, verificar a validade das datas de fabricação dos produtos farmacêuticos e alimentícios, observar a aplicação do dinheiro destinado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para o setor e fiscalizar a ação dos laboratórios.
FHC recebeu ontem de Serra um estudo preliminar indicando como funcionará a futura agência de Vigilância Sanitária. Ainda não há definição sobre quando será colocada em prática nem detalhes sobre seu funcionamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.