São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusado de participar da chacina de Vigário Geral é preso no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A polícia do Rio prendeu ontem pela manhã em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, um homem acusado de ter participado da chacina de Vigário Geral, que completará sete anos no próximo dia 30.
Na madrugada de 30 de agosto de 1993, um grupo de 50 homens encapuzados entrou na favela, na zona norte do Rio, e atirou contra moradores, matando 21 pessoas e ferindo quatro.
Jorge Evandro Santos de Souza, 53, estava foragido desde 93, quando teve sua prisão preventiva decretada. Contra ele há cinco mandados de prisão por homicídio. De acordo com o detetive Juarez Gifone, da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro, ele seria informante da polícia e teria participado dos assassinatos junto com o restante do grupo, formado, principalmente, por policiais civis e militares.
Souza foi preso no momento em que saía de casa. Ele estava desarmado e não reagiu. "Ele negou. Disse que não teve nada a ver com a chacina, mas existem provas contra ele", afirmou o detetive.
O acusado foi levado para a sede da delegacia, no centro. Depois de prestar depoimento, ele seria transferido para a carceragem da Polinter (Polícia Interestadual), onde vai aguardar julgamento.
Na época da chacina, 51 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual. A Justiça recebeu a denúncia contra 32 deles, sendo a maioria policiais. Até agora, 13 foram absolvidos, três aguardam julgamento, dois morreram antes de serem julgados e quatro foram condenados.
O julgamento de oito acusados pelo 2º Tribunal do Júri, que deveria ter acontecido em maio, foi remarcado para amanhã. No dia 23 de maio a sessão foi adiada porque a promotora Cristina Medeiros da Fonseca se recusou a permanecer em plenário com apenas quatro réus presentes.



Texto Anterior: Pais do garoto morto pedirão reconstituição
Próximo Texto: Panorâmica: Ex-Polegar é preso em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.